ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO CONCEBIDA POR KARL MARX

Autores

  • Maria Suzie Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.2328

Palavras-chave:

Educação, Karl Marx

Resumo

O tema da educação não ocupou um lugar central na obra de Marx. Ele não formulou explicitamente uma teoria da educação, muito menos princípios metodológicos e diretrizes para o processo de ensino-aprendizagem. Sua principal preocupação foi o estudo das relações sócio-econômicas e políticas e seu desenvolvimento no processo histórico. Quanto à questão educacional, esta se encontra inevitavelmente enredada em sua obra. Existem alguns textos que Marx, juntamente com Engels, redigiu sobre a formação e o ensino em que a concepção de educação está articulada com o horizonte das relações sócio-econômicas daquela época. Assim, para compreendermos qual sua perspectiva na análise do fenômeno educativo precisamos passar pelo seu modo de compreender a sociedade. O propósito deste artigo é pontuar algumas das questões que chamam a atenção para uma re-leitura de Marx, hoje, no âmbito educacional. Palavras-chave: Educação; Educação marxista. 

Downloads

Publicado

18-03-2010

Como Citar

OLIVEIRA, M. S. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO CONCEBIDA POR KARL MARX. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 199–212, 2010. DOI: 10.17648/educare.v4i8.2328. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2328. Acesso em: 16 abr. 2024.