UM OLHAR PARA AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elocir Aparecida Corrêa Pires Universidade Estadual de Maringá/UEM
  • Juliana Moreira Prudente de Oliveira Universidade Estadual de Maringá/UEM
  • Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira Universidade Estadual de Maringá/UEM
  • Dulcinéia Ester Pagani Gianotto Universidade Estadual de Maringá/UEM

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.23315
Agências de fomento

Palavras-chave:

Material Didático, Ensino de Ciências, Atividades Práticas, Ensino Fundamental

Resumo

O uso de atividades práticas no ensino de ciências é amplamente defendido na literatura vigente, principalmente no que tange às atividades experimentais. Nessa perspectiva, este artigo analisa as propostas de atividades práticas experimentais presentes nos Livros Didáticos de Ciências escolhidos para o triênio de 2016 a 2018 na rede municipal de ensino de Cascavel/PR. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental mediante o método de análise de conteúdo. Foram analisados quatro livros didáticos, sendo um de cada nível de ensino (2º, 3o, 4o, 5o). Os dados evidenciaram que os livros analisados continham um número relevante de atividades práticas experimentais, de fácil execução e com predominância de experimentos descritivos, seguidos de experimentos investigativos e ilustrativos. Havia ainda várias questões investigativas em todos os tipos de experimentos. Porém, ressalta-se que as sugestões de atividades apresentadas nos livros didáticos devem ser analisadas pelos professores a fim de melhor executá-las ou não.

Biografia do Autor

Elocir Aparecida Corrêa Pires, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE. Atualmente doutoranda em Educação para Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-UEM

Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-Universidade Estadual de Maringá-UEM.

Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1990); doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Paraná- UNESPAR do campus de Paranavaí e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá-UEM

Dulcinéia Ester Pagani Gianotto, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1975), especialização em Didática e Metodologia de Ensino, Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2000) e Doutorado em Educação para a Ciência pela Univeridade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP- 2008). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá, Coordenadora adjunta do curso de Ciências Biológicas a Distância e do Curso de Especialização Ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia.

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Publicado

18-10-2020

Como Citar

PIRES, E. A. C.; PRUDENTE DE OLIVEIRA, J. M.; ROSAS MOREIRA, A. L. O.; PAGANI GIANOTTO, D. E. UM OLHAR PARA AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.23315. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23315. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios