O ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: DEMOCRATIZAÇÃO E A NOVA GOVERNAÇÃO PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.23968
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação superior, Composição social dos estudantes, Elitismo

Resumo

O presente artigo apresenta o processo de expansão e de democratização da educação superior em Portugal, que ocorreu após a Revolução Democrática de 25 de Abril de1974 pondo fim a uma ditadura de 48 anos, alertando, todavia, para alguns dos problemas que se vêm colocando a esse processo nos últimos anos. Até 1974, a frequência da educação superior era muito limitada e os estudantes pertenciam, na sua grande maioria, aos estratos sociais no poder. Nos anos posteriores ao Movimento do 25 de Abril, foi estabelecida uma escolaridade obrigatória e expandido e diversificado o sistema de educação superior. Com estas medidas, o país respondia ao processo explosivo de procura de educação, nomeadamente superior, e que veio trazer para este nível educativo jovens oriundos dos estratos sociais menos favorecidos que puderam, assim, usufruir do seu direito à educação. Todavia, esse processo de democratização não foi isento de recuos democráticos que testemunham marcas da Nova Governação Pública (NGP). Os dados que se apresentam, resultam da investigação que os autores têm vindo a realizar desde 1995, através da aplicação de um questionário a uma amostra nacional representativa dos estudantes da educação superior do país, em 1995, 2005, 2010 e 2015, cujos resultados permitem conhecer a origem socioeconómica dos estudantes do ensino superior.

Biografia do Autor

Belmiro Gil Cabrito, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Belmiro Gil Cabrito é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) e Professor Associado Aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Luísa Cerdeira, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Luísa Cerdeira é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) e Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Ana Nascimento, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Ana Nascimento é Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). Atualmente trabalha na área da Educação de Adultos.  

Pedro Ribeiro Mucharreira, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Pedro Ribeiro Mucharreira é Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) e Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

15-02-2021

Como Citar

CABRITO, B. G.; CERDEIRA, L.; NASCIMENTO, A.; MUCHARREIRA, P. R. O ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: DEMOCRATIZAÇÃO E A NOVA GOVERNAÇÃO PÚBLICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 37, 2021. DOI: 10.17648/educare.v15i37.23968. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23968. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL