AS ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO DISTRITO DE ATHENS-CLARKE COUNTY, NO ESTADO DA GEÓRGIA, ESTADOS UNIDOS E SUAS INTERFACES COM O GERENCIALISMO

Autores

  • Nadia Pedrotti Drabach Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP GREPPE/Unicamp
  • Viviane Klen-Alves UNIVERSITY OF GEORGIA/US

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.23995
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Gerencialismo, Gestão escolar, Privatização

Resumo

RESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada no Distrito Educacional de Athens-Clarke County (CCSD), no Estado da Geórgia, Estados Unidos e de consulta a documentos oficiais do referido Distrito obtidos no seu sítio na internet e no site do Department of Education do Estado da Geórgia, assim como relatório demográfico sobre a população de Athens. O objetivo do trabalho é analisar as estratégias para a educação no Distrito nos biênios 2015-2017 e 2018-2020 à luz das orientações para a gestão escolar com base na Nova Gestão Pública ou gerencialismo. Para isso apresenta a estrutura organizacional do distrito, os dados de desempenho dos estudantes e a realidade socioeconômica das famílias.  A análise aponta a não inclusão de elementos fundamentais para a superação das desigualdades de desempenho escolar dos estudantes do distrito, como a situação socioeconômica das famílias de Athens. Conclui-se que a Gestão educacional de cunho mercadológico ao tentar anular as diferenças, direcionando o foco para a responsabilização de professores e diretores pelo desempenho dos estudantes mostra-se ineficaz para a melhoria dos resultados educacionais.

Biografia do Autor

Nadia Pedrotti Drabach, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP GREPPE/Unicamp

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp  Pesquisadora Colaboradora da Faculdade de Educação da Unicamp.

Professora do Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de São Paulo

Membro da diretoria do Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES. 

Viviane Klen-Alves, UNIVERSITY OF GEORGIA/US

Doutoranda - College of Education/ University of Georgia/US

Downloads

Publicado

15-02-2021

Como Citar

DRABACH, N. P.; KLEN-ALVES, V. AS ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO DISTRITO DE ATHENS-CLARKE COUNTY, NO ESTADO DA GEÓRGIA, ESTADOS UNIDOS E SUAS INTERFACES COM O GERENCIALISMO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 37, 2021. DOI: 10.17648/educare.v15i37.23995. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23995. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL