AS ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO DISTRITO DE ATHENS-CLARKE COUNTY, NO ESTADO DA GEÓRGIA, ESTADOS UNIDOS E SUAS INTERFACES COM O GERENCIALISMO

Nadia Pedrotti Drabach, Viviane Klen-Alves

Resumo


RESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada no Distrito Educacional de Athens-Clarke County (CCSD), no Estado da Geórgia, Estados Unidos e de consulta a documentos oficiais do referido Distrito obtidos no seu sítio na internet e no site do Department of Education do Estado da Geórgia, assim como relatório demográfico sobre a população de Athens. O objetivo do trabalho é analisar as estratégias para a educação no Distrito nos biênios 2015-2017 e 2018-2020 à luz das orientações para a gestão escolar com base na Nova Gestão Pública ou gerencialismo. Para isso apresenta a estrutura organizacional do distrito, os dados de desempenho dos estudantes e a realidade socioeconômica das famílias.  A análise aponta a não inclusão de elementos fundamentais para a superação das desigualdades de desempenho escolar dos estudantes do distrito, como a situação socioeconômica das famílias de Athens. Conclui-se que a Gestão educacional de cunho mercadológico ao tentar anular as diferenças, direcionando o foco para a responsabilização de professores e diretores pelo desempenho dos estudantes mostra-se ineficaz para a melhoria dos resultados educacionais.


Palavras-chave


Gerencialismo; Gestão escolar; Privatização

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.23995

Direitos autorais 2021 Educere et Educare

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

______________________________________________________________

Revista Educere et Educare

e-ISSN 1981-4712 — ISSN 1809-5208
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Educação

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: educereeteducare@gmail.com