RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADA E O FINANCIAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) AO SISTEMA “S” ENTRE 2011 E 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.24105
Agências de fomento
Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Educação profissional, Nova Gestão Pública, neodesenvolvimentismo

Resumo

O artigo examina a relação público-privada e o financiamento do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) ao sistema “S”, entre 2011 e 2015. Buscou-se também evidenciar a filiação teórica que dá sustentação a esse arranjo entre esfera pública e privada, implantada no governo oriundo do Partido dos Trabalhadores, no período denominado neodesenvolvimentista. Em aparente contradição com a essência do neoliberalismo, esta tendência política pautou-se no crescimento econômico com distribuição de renda e, para tanto, intensificou-se a expansão da educação profissional no país, com vista à preparação da força de trabalho para a geração de emprego e renda, assim como, a competitividade internacional. É um estudo qualitativo e constou de análise bibliográfica e documental. O estudo possibilitou concluir que apesar de  a política implementada, majoritariamente, por meio de parcerias público-privadas não escapar aos condicionantes da Nova Gestão Pública, possibilitou uma relação dialética entre mercantilização e democratização da educação, se considerarmos que a educação profissional possibilitou acesso a milhares de sujeitos até então alijados de processos formativos para o mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Marilda de Oliveira Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Marilda de Oliveira Costa é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. E-mail: marilda.costa@unemat.br

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Publicado

15-02-2021

Como Citar

COSTA, M. de O. RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADA E O FINANCIAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) AO SISTEMA “S” ENTRE 2011 E 2015. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 37, 2021. DOI: 10.17648/educare.v15i37.24105. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24105. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL