DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Maria Rozeleide de Oliveira Nóbrega Universidade Estadual do Ceará
  • Fabrício Bonfim Sudério Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.24334
Agências de fomento
UECE, PROFBIO, CAPES

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Roteiro didático, Ensino de anatomia e fisiologia humana.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma SD com estratégias práticas e lúdicas para a abordagem dos conteúdos de anatomia e fisiologia do Sistema Cardiovascular (SC). A SD foi desenvolvida e aplicada com estudantes do curso técnico de enfermagem de uma escola profissionalizante da rede pública estadual de Tauá, Ceará. Além do desenvolvimento e aplicação da SD, a pesquisa envolveu a análise de dois questionários respondidos pelos alunos: o primeiro sobre a significação que o estudo da temática tem para os estudantes e o segundo sobre as impressões dos mesmos quanto à contribuição dessa SD para a aprendizagem desse tema. A grande maioria dos estudantes demonstrou ter um bom nível de curiosidade e de entendimento sobre a importância do estudo do tema, além de boa compreensão sobre os cuidados e problemas relacionados ao funcionamento do SC. A SD desenvolvida envolve uma carga horária que permite a sua utilização sem comprometer as outras atividades da disciplina de Biologia e envolve metodologias que favorecem a participação ativa dos estudantes. A SD apresentou um alto percentual de aprovação pelos alunos.

Biografia do Autor

Maria Rozeleide de Oliveira Nóbrega, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências (Licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UECE. Atualmente é professora da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade.

Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel (UFC) e Licenciado em Ciências biológicas (UECE). Mestre e Doutor em Bioquímica (UFC). Professor Associado "O" da UECE, vinculado ao Curso de Ciências biológicas da FAEC/UECE. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), com ênfase nos seguintes macroprojetos: Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia; Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia; e Botânica na escola. Experiência na área de Educação, com atuação em formação docente e em pesquisas nos Ensinos de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

NÓBREGA, M. R. de O.; SUDÉRIO, F. B. DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.24334. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24334. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios