A UNESCO E A DECLARAÇÃO DE INCHEON: O PROTAGONISMO DO SETOR PRIVADO NA AGENDA MUNDIAL PARA EDUCAÇÃO 2030

Autores

  • Márcia Cossetin Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Cassia Alessandra Domiciano Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Ireni Marilene Zago Figueiredo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.24389
Agências de fomento

Palavras-chave:

Agenda 2030, Privatização da Educação, Unesco.

Resumo

O artigo analisa o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) voltado à “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, inscrito na Declaração de Incheon realizada em 2015 na Coréia do Sul, que se consubstanciou na Agenda Internacional 2030. Por meio da pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, visa apontar os enunciados que indicam o setor privado para a concretização do acordado mundialmente. A partir da análise, conclui-se a existência de orientações que remetem a permanência do setor privado como ator importante para o alcance das metas mundialmente acordadas. Combinado a isto, constatou-se a presença de concepções vinculadas a Teoria do Capital Humano, a expansão da Educação à baixo custo e a ênfase na medição de resultados como condição de aferição da qualidade, que remetem a lembrança dos velhos paradigmas, sob “nova” roupagem.

Biografia do Autor

Márcia Cossetin, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS - no Departamento de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (Greppe), na Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Federal de Mato Grosso e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES. É Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). 

Cassia Alessandra Domiciano, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (Greppe), na Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Federal de Mato Grosso e o Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE-UFPR). É Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (Fineduca).

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora do Colegiado de Pedagogia e Mestrado e Doutorado em Educação da UNIOESTE. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional – Paraná, política educacional – Brasil, politica social, construção da “centralidade” em educação e saúde básicas, educação e Estado no Brasil e Prática de Ensino (área de alfabetização). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Downloads

Publicado

15-02-2021

Como Citar

COSSETIN, M.; DOMICIANO, C. A.; FIGUEIREDO, I. M. Z. A UNESCO E A DECLARAÇÃO DE INCHEON: O PROTAGONISMO DO SETOR PRIVADO NA AGENDA MUNDIAL PARA EDUCAÇÃO 2030. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 37, 2021. DOI: 10.17648/educare.v15i37.24389. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24389. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL