PROCESSOS DE FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE MULHERES CAMPONESAS E MILITANTES NO MOVIMENTO DE PEQUENOS AGRICULTORES DO PARANÁ – MPA-PR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.25022Palavras-chave:
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Mulheres e militância, Formação da consciência de classe.Resumo
O presente artigo analisa a relação entre os processos de formação realizados no Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA e a mudança de leitura de mundo, empoderamento e libertação de quatro mulheres camponesas militantes lideranças do MPA-PR. Para realizar este trabalho de investigação, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Realizou-se um breve histórico do surgimento e atuação do MPA, a relevância do Plano Camponês (2003) como Projeto Social e Popular para o campo. Procura-se compreender o âmbito da formação, intencionalidade formativa, perspectiva emancipadora de construção de consciências de classe trabalhadora e camponesa, de identidades de classe e afirmação da classe. Como resultado explicitou-se a relevância da formação realizada pelo MPA para a ampliação da consciência de classe, constituição de identidades, empoderamento e libertação das mulheres militantes.
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