PROCESSOS DE FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE MULHERES CAMPONESAS E MILITANTES NO MOVIMENTO DE PEQUENOS AGRICULTORES DO PARANÁ – MPA-PR

Autores

  • Alessandro de Melo Professor Associado do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Centro-Oeste https://orcid.org/0000-0001-6119-5081
  • Adriana Cristina Müller Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste https://orcid.org/0000-0001-9973-3690
  • Ana Claudia Marochi Pedagoga do Instituto Federal do Paraná, campus Irati. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutoranda em Educação no PPGE/UFSC. https://orcid.org/0000-0002-1863-0233

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.25022
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Mulheres e militância, Formação da consciência de classe.

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre os processos de formação realizados no Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA e a mudança de leitura de mundo, empoderamento e libertação de quatro mulheres camponesas militantes lideranças do MPA-PR. Para realizar este trabalho de investigação, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Realizou-se um breve histórico do surgimento e atuação do MPA, a relevância do Plano Camponês (2003) como Projeto Social e Popular para o campo. Procura-se compreender o âmbito da formação, intencionalidade formativa, perspectiva emancipadora de construção de consciências de classe trabalhadora e camponesa, de identidades de classe e afirmação da classe. Como resultado explicitou-se a relevância da formação realizada pelo MPA para a ampliação da consciência de classe, constituição de identidades, empoderamento e libertação das mulheres militantes.

Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Professor Associado do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor Associado do DEPED/Guarapuava da UNICENTRO e do PPGE/UNICENTRO.

Adriana Cristina Müller, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste

Camponesa. Mestra em Educação pelo PPGE/UNICENTRO.

Ana Claudia Marochi, Pedagoga do Instituto Federal do Paraná, campus Irati. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutoranda em Educação no PPGE/UFSC.

Pedagoga do IFPR, campus Irati. Doutoranda pelo pPGE/UFSC

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Publicado

18-10-2020

Como Citar

MELO, A. de; MÜLLER, A. C.; MAROCHI, A. C. PROCESSOS DE FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE MULHERES CAMPONESAS E MILITANTES NO MOVIMENTO DE PEQUENOS AGRICULTORES DO PARANÁ – MPA-PR. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.25022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25022. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa