MÚSICA E PENSAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Marcelo Hipólito Proença Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Sul de Minas
  • Lucas Labigalini Fuini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.25142
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Língua inglesa, Música.

Resumo

RESUMO: Esse artigo se propõe a discutir a eficácia da música enquanto ferramenta didática no ensino da Língua Inglesa e a sua utilização na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no intuito de proporcionar o desenvolvimento do pensamento crítico. Desse modo, o presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa vinculada ao programa de Mestrado ProfEPT do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas. Inicia com o levantamento bibliográfico das bases conceituais da EPT, da pedagogia histórico-crítica e do uso de músicas em aulas de Língua Inglesa. Em seguida, discorre sobre a elaboração e a aplicação de um produto educacional, um caderno de atividades com um roteiro de aulas baseadas nos temas trazidos pelas letras de músicas. Por fim, aponta que os temas trazidos pelas letras de música em inglês podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa da EPT e para o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dos educandos.

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Professor Doutor do Instituto Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

PROENÇA, M. H.; FUINI, L. L. MÚSICA E PENSAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.25142. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25142. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios