A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFS: DA TEORIA À PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.25716
Agências de fomento
COPES

Palavras-chave:

Alfabetização, Prática, Teoria.

Resumo

Neste trabalho analisamos a relação entre a teoria e a prática na formação em Alfabetização de alunos concludentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de professores do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de São Cristóvão (SE). Realizamos uma pesquisa descritiva mediante observação participante e aplicação de questionários. A alfabetização se configura como componente basilar na formação inicial de professores para atuação com crianças, jovens e adultos. Aferimos que a formação inicial do Curso de Pedagogia da UFS estabelecia relação direta dos fundamentos teóricos da Alfabetização com a prática escolar e percebemos também que há uma necessidade de haver mais disciplinas relacionadas ao processo de Alfabetização, tendo em vista que só há duas.

Biografia do Autor

Vitória Karolina Costa Freitas, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduanda em Pedagogia (UFS)

Verônica dos Reis Mariano Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Educação da UFS

Priscila Dantas Fernandes, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação (UFS)

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Publicado

18-10-2020

Como Citar

COSTA FREITAS, V. K.; MARIANO SOUZA, V. dos R.; FERNANDES, P. D. A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFS: DA TEORIA À PRÁTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.25716. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25716. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios