CIDADANIA E EDUCAÇAO: APONTAMENTOS EM TORNO DE UMA CATEGORIA BURGUESA

Autores

  • José Claudinei Lombardi

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3240

Palavras-chave:

Cidadania, Educação, Luta de classes, Burguesia.

Resumo

Este artigo discute as relações entre educação e cidadania buscando suas raízes
históricas. Termo da moda, cidadania foi tomado como expressão fenomênica de si própria,
foi alçada à panacéia de todos os males e funciona como uma espécie de equalizador das
graves crises sociais, da miséria que afeta a maioria da população e produto da exploração
desmesurada do homem. O Estado já não mais esconde a quem defende, vislumbrando um
determinante da sociedade em nosso tempo, isto é, o dinheiro e aumentar a riqueza. Esse tem
sido o objetivo que permeia a sociedade, mas que é acobertado pela ideologização de que a
sociedade democrática deve buscar o interesse de todos, como se todos fossem iguais e que
não houvesse distinção de classe. As massas exploradas, a duras penas, descobriram que sua
luta não poderá limitar-se aos marcos da legalidade burguesa, mas que, face à ditadura do
capital, precisa construir sua própria autodefesa e autopreservação, permanentemente criando
mecanismos de desobediência civil e aprofundando a luta política contra o Estado burguês.
Em vista das condições que hoje expressam a luta de classes, geradas pelas novas formas de
exploração do capital, é cada vez mais presente à necessidade de se encontrar novas, criativas,
avançadas e radicais formas de luta, em contraposição à cidadania burguesa.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

LOMBARDI, J. C. CIDADANIA E EDUCAÇAO: APONTAMENTOS EM TORNO DE UMA CATEGORIA BURGUESA. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 83–96, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3240. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3240. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação