A ESCOLA MODERNA, A ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PEDAGOGIAS

Autores

  • Gilberto Luiz Alves

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3257

Palavras-chave:

Escola moderna, Educação Especial, Organização do Trabalho Didático.

Resumo

O trabalho intenta contribuir para a discussão dessa questão da maior relevância em
nosso tempo, qual seja a “inclusão” de portadores de necessidades especiais sobretudo na
escola de ensino fundamental. Ao falar diretamente da escola moderna de educação geral não
foge do tema específico, pois, no presente, a idéia é a de nela “incluir” os PNEs. A exposição
evidencia o que é essa escola e as características imanentes ao seu funcionamento para
verificar se estão criadas as condições objetivas propícias à “inclusão” proposta. Não se
coloca em discussão os aspectos doutrinários da inclusão, pois é desejável e salutar que todas
as crianças e jovens, independente de suas necessidades especiais e de seus talentos,
compartilhem a vida escolar e nela se nutram, entre outros motivos para atender aos
imperativos da convivência social e da socialização. A discussão cinge-se, portanto, à esfera
das políticas de “inclusão”.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ALVES, G. L. A ESCOLA MODERNA, A ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PEDAGOGIAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 247–257, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3257. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3257. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação