CONSCIÊNCIA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS: O QUE SUGEREM AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE LETRAS?

Autores

  • Victor Ernesto Silveira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.4747

Palavras-chave:

Formação de professores. Competência comunicativa intercultural. Ensino. Inglês. Interculturalidade.

Resumo

No presente artigo é analisado como questões de ordem cultural (e intercultural) são direcionadas na formação do professor e caracterizadas como perfil dos alunos egressos dos cursos de Letras/Inglês descritos nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras (BRASIL,2001). Nessa discussão foi necessária a abordagem de temas como falante nativo como modelo de proficiência e a problemática do falante não nativo enquanto profissional depreciado devido a não adequação ao suposto modelo. A expressão falante nativo é aqui debatida principalmente partindo da perspectiva do falante intercultural. Partindo dessa conjuntura a competência comunicativa intercultural (CCI) é reconhecida como a capacidade que satisfatoriamente habilita o aprendiz de língua estrangeira (L2) a proporcionar a interação entre a cultura da língua estrangeira e a cultura da língua materna.  Essa concepção é analisada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Letras, o qual corrobora a necessidade de instrumentalizar o professor de inglês com uma atitude intercultural, conclui-se, no entanto, que tal determinação não é praticada por pelos menos 15 universidades investigadas nessa pesquisa.

Downloads

Publicado

10-06-2011

Como Citar

SILVEIRA, V. E. CONSCIÊNCIA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS: O QUE SUGEREM AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE LETRAS?. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.4747. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4747. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores