CONSCIÊNCIA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS: O QUE SUGEREM AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE LETRAS?
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.4747Palavras-chave:
Formação de professores. Competência comunicativa intercultural. Ensino. Inglês. Interculturalidade.Resumo
No presente artigo é analisado como questões de ordem cultural (e intercultural) são direcionadas na formação do professor e caracterizadas como perfil dos alunos egressos dos cursos de Letras/Inglês descritos nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras (BRASIL,2001). Nessa discussão foi necessária a abordagem de temas como falante nativo como modelo de proficiência e a problemática do falante não nativo enquanto profissional depreciado devido a não adequação ao suposto modelo. A expressão falante nativo é aqui debatida principalmente partindo da perspectiva do falante intercultural. Partindo dessa conjuntura a competência comunicativa intercultural (CCI) é reconhecida como a capacidade que satisfatoriamente habilita o aprendiz de língua estrangeira (L2) a proporcionar a interação entre a cultura da língua estrangeira e a cultura da língua materna. Essa concepção é analisada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Letras, o qual corrobora a necessidade de instrumentalizar o professor de inglês com uma atitude intercultural, conclui-se, no entanto, que tal determinação não é praticada por pelos menos 15 universidades investigadas nessa pesquisa.
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