A VIRADA PRAGMÁTICA E A EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES DO DEBATE ENTRE RICHARD RORTY E JÜRGEN HABERMAS

Autores

  • Valter Bracht
  • Felipe Quintão de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.5125

Palavras-chave:

Virada pragmática, Neopragmatismo, Teoria pedagógica.

Resumo

A pesquisa trata da presença da virada pragmática no campo educacional. Elege, para esse objetivo, a interlocução entre dois dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da lingustic turn no discurso filosófico do Ocidente e que hoje estão envolvidos em uma importante disputa acerca da questão. São eles os filósofos Richard Rorty e Jürgen Habermas. Após expor o debate travado entre Rorty e Habermas, assumindo, como chave de leitura, a posição de ambos a respeito do tema da verdade, procura extrair algumas conseqüências para a relação entre as teorias e as práticas pedagógicas na educação.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. de. A VIRADA PRAGMÁTICA E A EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES DO DEBATE ENTRE RICHARD RORTY E JÜRGEN HABERMAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2000. DOI: 10.17648/educare.v6i11.5125. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5125. Acesso em: 29 mar. 2024.