A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010: PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO EM NOVAS ARENAS DE DISPUTA

Autores

  • Andréa Barbosa Gouveia

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.5395

Palavras-chave:

CONAE 2010, Políticas públicas, Democratização.

Resumo

O texto apresenta uma análise do Documento Final da Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010. A proposta do artigo foi problematizar em que medida a realização da Conferência respondeu à luta histórica por espaços coletivos de deliberação. A realização da CONAE e as proposições apresentadas no documento final parecem indicar um reconhecimento da necessidade de democratizar as decisões no sistema educacional, reconhecendo os limites de tal processo. Considerando este cenário em que a CONAE se realizou, cabem algumas reflexões sobre seu processo de construção. Para tanto, será utilizado o caso do Estado do Paraná como exemplo elucidativo sobre o tema.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

GOUVEIA, A. B. A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010: PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO EM NOVAS ARENAS DE DISPUTA. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 10, 2000. DOI: 10.17648/educare.v5i10.5395. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5395. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação Básica e Superior: Políticas de Gestão e Financiamento