AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS UNIVERSIDADES: UM ESPELHO DE REFLEXÃO

Autores

  • Ernesto Candeias Martins

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.665

Palavras-chave:

Modelos de avaliação, Avaliação institucional, Aprendizagem organizacional.

Resumo

Os modelos de avaliação (‘accountability’ – prestação de contas, ‘assessment’, ‘appraisal’, ‘self-evaluation’) conjugam no seu processo de aplicação alguns elementos relacionados com o contexto, com o ambiente cultural, com os procedimentos e resultados. Avaliar as universidades implica conhecer a sua natureza e configuração, a sua funcionalidade e especialização, enquanto instituições de ensino superior, enraizadas numa determinada região ou país. O autor pretende neste artigo, por um lado, analisar o cenário das experiências de avaliação e de (auto) análise institucional nas universidades (cenário na Europa) e, por outro lado, reflectir sobre a implementação da avaliação institucional, da aprendizagem organizacional e da relação entre estes dois conceitos, já que constitui ambos uma variável determinante para a gestão das universidades e/ou instituições de ensino.

Downloads

Publicado

07-12-2007

Como Citar

MARTINS, E. C. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS UNIVERSIDADES: UM ESPELHO DE REFLEXÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 197–220, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.665. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/665. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Políticas Educacionais