A FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO: A EXPERIÊNCIA DA UNICAMP NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

Autores

  • Antônio Sérgio da Silva Leite
  • Ângela Fátima Soligo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.666

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Superior, Curso de Pedagogia, Formação Inicial e Continuada.

Resumo

O Programa Especial de Formação de Professores em Exercício na Rede Municipal dos Municípios da Região Metropolitana de Campinas -PROESF descrito neste artigo, é um grande programa de formação de professores que, desde 2002 vem sendo desenvolvido pela Faculdade de Educação da Unicamp e é composto por 3 dimensões: curso de Especialização; curso de Pedagogia para professores em exercício na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental; organização de Núcleos de Educação Continuada, todos voltados para os municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Apresentamos no artigo, os aspectos gerais de seu planejamento, suas particularidades como um Programa Especial, seu desenvolvimento e os dados de uma pesquisa de avaliação sobre seus alcances até o momento. Dentre os aspectos que o caracterizam, está o de ser um programa planejado de forma conjunta e participativa entre a Faculdade de Educação e os Secretários da Educação dos municípios. Ressaltamos no texto a forma democrática e colaborativa que foi adotada planejamento e execução do Programa e os resultados positivos da sua avaliação.

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Publicado

07-12-2007

Como Citar

LEITE, A. S. da S.; SOLIGO, Ângela F. A FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO: A EXPERIÊNCIA DA UNICAMP NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 221–241, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.666. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/666. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Políticas Educacionais