DESEMPENHO ACADÊMICO E COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS COM QUEIXAS DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Andrea Carla Machado
  • Maria Amelia Almeida - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.7386
Agências de fomento
FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.

Palavras-chave:

dificuldade de aprendizagem, comportamento, escola

Resumo

As dificuldades acentuadas de aprendizagem relacionadas à leitura, escrita e matemática têm sido de grande interesse para a Educação Especial porque problemas nessa área podem afetar a inclusão social e, conseqüentemente, produzir um impacto negativo o aluno e no seu comportamento. Assim, o presente trabalho objetivou caracterizar o desempenho acadêmico e comportamental de crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem. Participaram desse estudo quatro crianças pertencentes ao 5 º ano do ensino básico, de ambos os gêneros, com média de 10 anos de idade, com queixa de dificuldade de aprendizagem, bem como de comportamento, pertencentes à escola pública municipal de uma cidade do interior paulista. Para caracterizar o desempenho foram utilizados os instrumentos: TDE – Teste do Desempenho Escolar e EACI-P - Escala de avaliação do comportamento infantil para o professor. Os dados foram analisados de acordo com os critérios específicos de cada instrumento e aplicada análise descritiva. Os resultados evidenciaram que as crianças apresentaram resultados no desempenho escolar aquém para sua faixa etária e escolaridade, e também obtiveram escores anormais nas variáveis referentes ao comportamento. Tais resultados demonstraram que é necessário o investimento em protocolos de identificação tanto para o desempenho acadêmico, bem como para os comportamentos observados em sala de aula, pois ambas variáveis estão presentes no processo de aprendizagem.

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Publicado

17-10-2013

Como Citar

MACHADO, A. C.; ALMEIDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, M. A. DESEMPENHO ACADÊMICO E COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS COM QUEIXAS DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 55–67, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.7386. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/7386. Acesso em: 25 abr. 2024.