A QUESTÃO DA REPROVAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Cristina L. P. Lopes
  • Maria Luiza A. A. Serra

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i6.817

Palavras-chave:

Reprovação, Papel do professor, Prática pedagógica.

Resumo

Este trabalho trata de resultados parciais de uma pesquisa integrada realizada por um grupo de pesquisadores vinculados ao Programa de Mestrado em Educação/UCDB, enfocando o problema da reprovação na concepção do professor e suas implicações na prática pedagógica. O grupo realiza, desde 2000, um trabalho junto às escolas de ensino fundamental das redes públicas estadual e municipal, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, por meio de parceria entre a UCDB e as Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Os objetivos da pesquisa são: investigar a leitura que professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Campo Grande/MS fazem sobre a reprovação e analisar as implicações da concepção do papel do professor sobre a questão da reprovação na prática pedagógica. Constata-se que a leitura que professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Campo Grande/MS fazem sobre a hipótese da reprovação de 50% de alunos de uma determinada turma pode ser categorizada da seguinte maneira: 25% do total dos respondentes concordam com este índice de reprovação; 65% do total dos respondentes discordam com este índice de reprovação; 10% do total dos respondentes não sabem, não responderam ou deixaram em branco a questão. Embora não seja uma pesquisa concluída, os dados mostram que há uma melhora no entendimento do professor sobre a influência dos diferentes contextos no desenvolvimento do aluno.                  

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Publicado

16-04-2009

Como Citar

LOPES, M. C. L. P.; SERRA, M. L. A. A. A QUESTÃO DA REPROVAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 6, p. p. 193–199, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i6.817. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/817. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES