COLABORAÇÃO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS.

Autores

  • Caroline Penteado Assis
  • Claudia Maria Simões Martinez - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.8819
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

inclusão escolar, modelos de colaboração e alunos com Necessidades Educacionais Especiais

Resumo

Este artigo é um relato de experiência que teve o objetivo de descrever o desenvolvimento da aprendizagem de alunos inscritos em um mini-curso na VIII jornada Científica e Tecnológica da Universidade Federal de São Carlos que abordou conhecimentos específicos sobre a prática de ensino e consultoria colaborativa na inclusão escolar. Fizeram parte deste estudo dez alunos dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional. O instrumento utilizado para mensurar o aprendizado dos graduandos foi um questionário com questões abertas que tinham como objetivo verificar o repertório de entrada e de saída dos participantes no que se refere ao conhecimento de aspectos gerais abordados durante a formação. A análise de dados foi predominantemente qualitativa e comparativa a fim de verificar as mudanças ocorridas no repertório de aprendizagem dos participantes. Os resultados demonstram consideráveis modificações no discurso dos graduandos que se refere aos modelos de colaboração. Considera-se por meio dos resultados que a didática utilizada proporcionou aos alunos essa compreensão e ainda que conhecimentos sobre a temática necessitam ser divulgados no país.

 

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Publicado

21-10-2013

Como Citar

ASSIS, C. P.; MARTINEZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, C. M. S. COLABORAÇÃO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 83–96, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.8819. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8819. Acesso em: 25 abr. 2024.