CIRANDAS DO IMAGINÁRIO: MOVIMENTANDO DIFERENTES TEMÁTICAS NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Ionice da Silva Debus
  • Valeska Fortes de Oliveira - Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.8930

Resumo

Este texto traz um projeto de extensão que tem como referência os estudos e pesquisas realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS, constituído institucionalmente em 1993, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, com o intuito de agregar mestrandos e alunos de iniciação científica, em torno dos estudos do Imaginário Social, através da socialização das pesquisas realizadas no âmbito da Educação e de outros pesquisadores, atuantes em outras áreas, que se utilizam deste referencial. Nessa perspectiva elegemos uma outra configuração de encontro: a Ciranda, definida como Roda, como “cantiga e dança infantil, de roda” (Michaelis, 2008). Neste sentido, buscamos trazer ao ambiente acadêmico os prazeres da dança e da cantiga infantil nas discussões do Imaginário, uma vez que “o Imaginário é uma rede etérea e movediça de valores e de sensações partilhadas concreta ou virtualmente.” (SILVA, 2006, p. 9). Assim, a cada Ciranda são discutidos temas que perpassam as questões acadêmicas e não encontram lugar na sala de aula, bem como a socialização de pesquisas com aporte teórico do Imaginário.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA SILVA DEBUS, I.; FORTES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, V. CIRANDAS DO IMAGINÁRIO: MOVIMENTANDO DIFERENTES TEMÁTICAS NA UNIVERSIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 357–368, 2000. DOI: 10.17648/educare.v8i16.8930. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8930. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Imaginário e Educação