AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO AO CONCEITO DE CORPO BIOGRÁFICO

Autores

  • Andrisa Kemel Zanella
  • Lúcia Maria Vaz Peres - Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.8933

Resumo

As contribuições dos estudos do Imaginário na problematização e no aprofundamento do conceito de Corpo Biográfico no contexto Educacional é o tema deste artigo, que tem como referência uma pesquisa de doutoramento desenvolvida ao longo de quatro anos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/RS, no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM). O campo teórico está ancorado nos estudos do Imaginário e do Corpo Biográfico, tendo como autores-guia, Gilbert Durand e Gaston Bachelard, Danis Bois e Marie-Christine Josso, respectivamente. A empiria contou com a participação de quatro acadêmicas, que em seis encontros exercitaram a biografização corporal pela via do "conhecimento indireto" (DURAND, 1988) com a improvisação teatral. O processo de análise culminou na convergência dos achados da pesquisa em núcleos simbólicos para chegar aos "mitemas" (DURAND, 1996). Neste artigo trazemos a amostra de um dos mitemas encontrados: Um Ser de carne que pensa, outro que age no Corpo-fracionado. Através deste mitema em conjunção com os demais, vemos a contribuição dos estudos do Imaginário ao conceito de Corpo Biográfico, uma vez que ficou evidenciado que o corpo é uma escritura viva das experiências, como reservatórios do trajeto pessoal e antropológico, que foram significativas na vida do ser humano.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

KEMEL ZANELLA, A.; MARIA VAZ PERES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, L. AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO AO CONCEITO DE CORPO BIOGRÁFICO. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 343–356, 2000. DOI: 10.17648/educare.v8i16.8933. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8933. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Imaginário e Educação