CAMINHO METODOLÓGICO DE UMA PESQUISA EDUCATIVA SOBRE PODCAST

Autores

  • Eugênio Paccelli Aguiar Freire

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.9029
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Oralidade digital. Tecnologia de oralidade. Podcast educativo

Resumo

A incipiência dos estudos em língua portuguesa que tratam educativamente do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, acaba por ocasionar uma carência de referenciais metodológicos para a elaboração de pesquisas amplas na área. De modo a abordar o problema posto, este estudo apresenta analiticamente a metodologia da tese “Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação” (FREIRE, 2013), a qual se apropria das concepções metodológicas de Duarte (2006), de modo a preencher a lacuna previamente referida através da apresentação de estratégias metodológicas de um estudo que aborda educativamente o podcast a partir de uma perspectiva panorâmica. Pelo procedimento tomado, materializou-se um ponto de partida teórico para o aprofundamento da área em pauta. O aludido marco constitui-se dos norteadores aqui elaborados, os quais se caracterizaram como aptos a subsidiar pesquisas de maior fôlego no campo de estudos abordado.

Downloads

Publicado

28-01-2014

Como Citar

FREIRE, E. P. A. CAMINHO METODOLÓGICO DE UMA PESQUISA EDUCATIVA SOBRE PODCAST. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 243–255, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.9029. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9029. Acesso em: 18 abr. 2024.