FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E ENSINO DE CIÊNCIAS: A HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Vilmar Malacarne
  • kely cristina enisweler

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.9109

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Horta Escolar, Educação Ambiental.

Resumo

A formação de professores que lecionam nos anos iniciais do ensino Fundamental geralmente apresenta carga horária mínima de conteúdos em relação a disciplinas voltadas para o Ensino de Ciências. Diante dessa problemática, este artigo apresenta algumas reflexões sobre a formação de pedagogos, especificamente para o Ensino de Ciências, baseado em produções como as de Delizoicov e Angotti (2000); Bizzo (2002); Ducatti-Silva (2005); Ovigli e Bertucci (2009). O estudo tem como objeto de análise os processos de ensino e aprendizagem em Ciências por meio da implementação de hortas escolares e o modo como estas podem contribuir para estudos interdisciplinares nessa fase de escolarização. Por meio da horta, o professor poderá propor assuntos como os problemas ligados à natureza, a utilização de agrotóxicos que contaminam os alimentos produzidos na horta, o ciclo de cultivo, as características do solo, a irrigação do solo, as relações de produção, a alimentação saudável, a distribuição e disposição dos canteiros, entre outros. Nessa perspectiva, entende-se como essencial a inclusão de conteúdos de Ciências na formação de professores para a compreensão do espaço horta/escola e de como este pode ser utilizado, também, para promoção da Educação Ambiental. Os resultados apontaram que as hortas escolares são uma importante ferramenta para o professor pensar assuntos relacionados ao ensino e a aprendizagem de Ciências, assim como para aprofundar os temas relacionados à Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

10-01-2014

Como Citar

MALACARNE, V.; ENISWELER, kely cristina. FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E ENSINO DE CIÊNCIAS: A HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 283–292, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.9109. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9109. Acesso em: 19 abr. 2024.