OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ASTRONOMIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM ANALÓGICA

Autores

  • Anderson Giovani Trogello
  • Marcos Cesar Danhoni Neves
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.9126

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Analogias, Linguagem, Ensino de Astronomia.

Resumo

O presente trabalho vem analisar o ensino de ensino de Astronomia que hodiernamente é aguardado pelos alunos da educação básica e a utilização de objetos de aprendizagem. Entretanto, em análise bibliográfica surge a questão coerente do descaso em sala de aula com tais conteúdos. Os mesmos são exilados nos currículos científicos e quando abordados são carreados com metodologias expositivas (aulas de saliva e giz), impregnados de uma linguagem centrada na concepção e na autoridade docente. Neste sentido, a necessidade de estudos sobre metodologias que favoreçam o processo de linguagem entre os pares são recorrentes. Além disso, o presente trabalho vem a considerar a linguagem envolvida no uso de objetos de aprendizagem no ensino de Astronomia. Uma vez, que tais recursos são esperados como soluções para favorecer o diálogo entre professores e alunos. Em análise bibliográfica autores confirmam a necessidade de planejamentos adequados para que tais recursos não intensifiquem a questão das concepções prévias que a muito dificultam o ensino e em especial o ensino de Astronomia. Assim, são essenciais estudos que considerem o uso destas metodologias. O texto apresenta ainda, apontamentos acerca da importância e os problemas alocados ao ensino de Astronomia. E neste contexto considera o uso de objetos de aprendizagem, bem como da linguagem contida neles e a utilizada pelos professores. Assim arrola na parte final desta revisão, considerações quanto ao planejamento adequado visando a aprendizagem significativa, por meio do uso de objetos de aprendizagem.

 

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Publicado

28-01-2014

Como Citar

TROGELLO, A. G.; DANHONI NEVES, M. C.; DA SILVA, S. de C. R. OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ASTRONOMIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM ANALÓGICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 203–213, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.9126. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9126. Acesso em: 29 mar. 2024.