O UNIVERSO DAS IMAGENS

Autores

  • Mauro Guilherme Pinheiro Koury

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.9294

Resumo

O que se pretende aqui é apresentar um relato sobre trabalhos de pesquisa em imagem, cultura e sociedade que vem sendo desenvolvidos, desde a década de noventa, por uma base de pesquisa pertencente ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Este relato de um ambiente de pesquisa, o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Imagem (GREI), tem, por trás de si, uma entrevista à Revista Quanta pelo autor. A Quanta é uma revista quinzenal destinada a professores de segundo grau. A entrevista tratou da importância das imagens para o estudo e a pesquisa em ciências sociais, e o papel do GREI nesse campo analítico.

A idéia da revista em várias reportagens, e motivadora da entrevista, é a de difundir temas importantes às ciências sociais e ligados ao processo pedagógico contemporâneos, no Brasil, através da apresentação de trabalhos e grupos de pesquisa em temáticas de terminadas. No caso específico, buscou esmiuçar o GREI, os seus objetivos, linhas de pesquisa e os tratamentos teórico-metodológicos nele discutidos e desenvolvidos.

Essa, enfim, é a temática deste relato. O seu começo, para uma melhor compreensão, procura situar a área temática da sociologia e da antropologia da imagem, ou ciências sociais da imagem, em um breve pano de fundo histórico.

Downloads

Publicado

04-02-2014

Como Citar

KOURY, M. G. P. O UNIVERSO DAS IMAGENS. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 323–326, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.9294. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9294. Acesso em: 25 abr. 2024.