O CIBERESPAÇO E O DESINVESTIMENTO JUVENIL DA CULTURA ESCOLAR: SINTOMAS NO ENSINO MÉDIO DO TOCANTINS.

Autores

  • Adriano Machado Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.9531

Palavras-chave:

Ensino Médio, Juventude, Ciberespaço

Resumo

No presente trabalho, o autor analisa a incidência da virtualidade proporcionada pela internet em jovens estudantes do ensino médio, na cidade de Araguaína, Tocantins. A partir de resultados quantitativos, obtidos através da aplicação de questionários fechados acerca dos hábitos desses sujeitos com relação à internet, efetuou-se uma análise qualitativa das possíveis repercussões dessa interação com o ciberespaço para com o investimento na cultura escolar. Tomando-se como marco teórico perspectivas filosóficas, psicossociais e educacionais, o autor conclui que a escola de ensino médio já recebe em suas classes alunos com disposições cognitivas distintas daqueles de décadas anteriores, o que aponta para a necessidade de mudanças nas formas tradicionais de trabalho docente em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino Médio – Juventude – Ciberespaço

Downloads

Publicado

09-03-2015

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. O CIBERESPAÇO E O DESINVESTIMENTO JUVENIL DA CULTURA ESCOLAR: SINTOMAS NO ENSINO MÉDIO DO TOCANTINS. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i19.9531. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9531. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios