Entre pai e filho: análise das riquezas em duas gerações de uma família da elite agrária do município de Varginha (MG) no início do século XX

Autores

  • Natânia Silva Ferreira Universidade de São Paulo (USP) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Varginha-MG, Século XX, Elite agrária, Família dos Reis, Composição de riqueza.

Resumo

Varginha emancipou-se da municipalidade de Três Pontas no ano de 1882. O novo município do Sul mineiro foi formado pela cidade de Varginha e pelos distritos de Pontal e Carmo da Cachoeira. Sendo assim, o objetivo deste artigo é o de analisar a composição das riquezas de duas gerações de uma das famílias da elite agrária varginhense, bem como suas opções de investimentos. As gerações são a de um pai e um filho, ambos do distrito de Carmo da Cachoeira. O pai (Gabriel dos Reis Silva) faleceu em 1907 e, o filho (coronel Antônio Justiniano dos Reis), ao final do ano de 1918. As principais fontes utilizadas para cumprimento de tal objetivo foram inventários post-mortem. Foi possível notar que os investimentos de pai e filho foram parecidos na maioria das categorias de bens presentes nos inventários.

Biografia do Autor

Natânia Silva Ferreira, Universidade de São Paulo (USP) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

17-11-2017

Como Citar

FERREIRA, N. S. Entre pai e filho: análise das riquezas em duas gerações de uma família da elite agrária do município de Varginha (MG) no início do século XX. Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 82–113, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18281. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - História da Família: o estado da questão