Discussões e reflexões sobre as disciplinas formativas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil

Arestides Pereira da Silva Júnior, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Dayane Cristina de Souza, Fábia Freire da Silva, Francisco de Assis Manoel, Bruna Solera, Douglas Yuji Takeda Violin

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar as disciplinas centradas na “docência/formação” dos programas de mestrado e doutorado em Educação Física no Brasil, bem como discutir sobre a sua natureza/características a partir do modelo bidimensional de Joseph Lowman. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental exploratória, que analisou dados obtidos no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - Ministério da Educação) e da Plataforma Sucupira. A partir da totalidade de programas de pós-graduação em Educação Física (mestrado e doutorado) existentes no Brasil, foram analisadas as ementas das disciplinas existentes. Os resultados demonstraram desequilíbrio na proporção entre a natureza das disciplinas, em que apenas 7,9% das disciplinas ofertadas são direcionadas para o âmbito da docência/formação.

Palavras-chave

Formação de professores; Docência; Técnicas de ensino.

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