Discussões e reflexões sobre as disciplinas formativas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil

Autores

  • Arestides Pereira da Silva Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Dayane Cristina de Souza Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Fábia Freire da Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Francisco de Assis Manoel Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Bruna Solera Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Douglas Yuji Takeda Violin Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação de professores, Docência, Técnicas de ensino.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar as disciplinas centradas na “docência/formação” dos programas de mestrado e doutorado em Educação Física no Brasil, bem como discutir sobre a sua natureza/características a partir do modelo bidimensional de Joseph Lowman. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental exploratória, que analisou dados obtidos no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - Ministério da Educação) e da Plataforma Sucupira. A partir da totalidade de programas de pós-graduação em Educação Física (mestrado e doutorado) existentes no Brasil, foram analisadas as ementas das disciplinas existentes. Os resultados demonstraram desequilíbrio na proporção entre a natureza das disciplinas, em que apenas 7,9% das disciplinas ofertadas são direcionadas para o âmbito da docência/formação.

Biografia do Autor

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e Coordenador do Curso de Educação Física (Licenciatura), Campus Marechal Cândido Rondon.

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL em Educação Física.

Dayane Cristina de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre e Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Fábia Freire da Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre e Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Motora Adaptada (GEPAMA) da Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP/SP.

Francisco de Assis Manoel, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre e Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício Aplicada a Humanos (GEFEAH), da Universidade Estadual de Maringá.

Bruna Solera, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada e Mestranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá

Douglas Yuji Takeda Violin, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

17-11-2017

Como Citar

JÚNIOR, A. P. da S.; OLIVEIRA, A. A. B. de; SOUZA, D. C. de; SILVA, F. F. da; MANOEL, F. de A.; SOLERA, B.; VIOLIN, D. Y. T. Discussões e reflexões sobre as disciplinas formativas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil. Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 167–186, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18290. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos