Reconstruindo territórios e identidades: O processo de inserção dos moradores do Reassentamento São Francisco de Assis nas cidades de Corbélia e Cascavel - Paraná

Autores

  • Jorge Pagliarini Junior

Palavras-chave:

reassentamento, identidades, cidades

Resumo

Este artigo problematiza o processo de reconstrução de territórios pelos reassentados da usina Hidrelétrica de Salto Caxias - Paraná, hoje moradores do Reassentamento São Francisco de Assis. Passado o prolongado movimento de luta na e pelas terras, contra o Estado, estes, agora designados reassentados, passam a reconstruir territórios e a redefinir, a partir dos novos desafios, suas identidades. Refletiremos, a partir das possibilidades do uso da História Oral, o significado das cidades vizinhas para os reassentados, neste processo de disputa por território e reconhecimento de vida.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

PAGLIARINI JUNIOR, J. Reconstruindo territórios e identidades: O processo de inserção dos moradores do Reassentamento São Francisco de Assis nas cidades de Corbélia e Cascavel - Paraná. Espaço Plural, [S. l.], v. 10, n. 20, p. p.130–139, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/2465. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Migrações