ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VISÃO DAS EMPRESAS E DOS ACADÊMICOS DO 4° ANO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE / UNICENTRO – ANO 2015

Autores

  • Raquel Mendes do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v15i1.13774

Palavras-chave:

Estágio. Empresas. Diagnóstico Organizacional.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as nove empresas cedentes de Estágio Supervisionado e os 17 acadêmicos do 4° ano do Curso de Secretariado Executivo - ano de 2015, da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. O estudo teve como problemática: o diagnóstico constitui uma ferramenta de agregação de valor à empresa? A expectativa que a empresa cedente de estágio teve com a realização do diagnóstico organizacional foi atingida? O objetivo geral foi analisar as empresas e verificar se com o desenvolvimento do estágio supervisionado e a realização do diagnóstico organizacional a equipe de estágio conseguiu suprir as expectativas e necessidades da empresa.  Para este atingimento, tem-se como objetivos específicos: a) realizar o diagnóstico organizacional; b) conhecer as empresas e as expectativas das organizações cedentes do estágio supervisionado do ano de 2015; c) apresentar o Estágio em Secretariado e sua importância no contexto organizacional, e; d) verificar se as proposições e sugestões contemplam as expectativas das organizações. A metodologia consiste em conhecer e identificar as empresas para posterior aplicação do método qualitativo exploratório, pesquisa descritiva, investigação e estudo de caso múltiplos. Para a coleta de dados, entrevista semiestruturada e observação participante. Para a investigação de um estudo de caso as fontes de evidências e os dados convergem para a triangulação e abordagens específicas à análise dos mesmos. E como resultado da pesquisa, o diagnóstico organizacional constitui ferramenta de agregação de valor à empresa, pois, para o desenvolvimento do estágio supervisionado é de fundamental importância conhecer a estrutura organizacional.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19-06-2016

Como Citar

MENDES DO CARMO, R. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VISÃO DAS EMPRESAS E DOS ACADÊMICOS DO 4° ANO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE / UNICENTRO – ANO 2015. Revista Expectativa, [S. l.], v. 15, n. 1, 2016. DOI: 10.48075/revex.v15i1.13774. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/13774. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Temáticas interdisciplinares