A QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

Autores

  • Jheniffer Hozana Cadena Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Daniel De Oliveira Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Juliane Sachser Angnes Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Caroline Monteiro Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v16i1.17244
Agências de fomento

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Qualidade no trabalho, Profissional de Secretariado, Ambiente Organizacional.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de investigar o processo de qualidade de vida no trabalho em uma empresa localizada no sudoeste do Paraná, por meio da contribuição do profissional de secretariado executivo nas atividades relacionadas a este tema. Esta pesquisa desenvolveu-se em uma empresa que atua na área de comércio atacadista de alimentos e produtos de limpeza. Dessa forma adotou-se, neste estudo de caso de caráter descritivo, a abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários, a todos os funcionários, que totaliza um universo de pesquisa de 65 indivíduos. Obteve-se o retorno de 47 questionários respondidos totalizando uma amostra de 72,3%. Conclui-se, por meio dos dados analisados, que o profissional de secretariado executivo pode contribuir por meio de seu contato amplo e diário com todos os funcionários da organização ao observar, no cotidiano organizacional, os aspectos que podem ser aprimorados no que tange a qualidade de vida no trabalho. 

Biografia do Autor

Jheniffer Hozana Cadena, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduanda em Secretariado Executivo

Daniel De Oliveira, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduando em Secretariado Executivo

Juliane Sachser Angnes, Universidade Estadual do Centro Oeste

Pós-doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Docente na Universidade Estadual do Centro Oeste -Unicentro

Caroline Monteiro, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestre em Administração nível Profissional pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro. Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Centro Oeste -Unicentro, vinculada ao Departamento de Secretariado Executivo - DESEC. 

Downloads

Publicado

20-10-2017

Como Citar

CADENA, J. H.; DE OLIVEIRA, D.; ANGNES, J. S.; MONTEIRO, C. A QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 127–145, 2017. DOI: 10.48075/revex.v16i1.17244. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/17244. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temáticas interdisciplinares