A INTERNACIONALIZAÇÃO NO COTIDIANO SECRETARIAL: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA TRADUTÓRIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PUBLICA FEDERAL

Autores

  • Enio Snoeijer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Letícia Aparecida Fermiano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ícaro Niculas de Araújo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v17i1.18737
Agências de fomento
Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Secretário Executivo. Internacionalização. Tradução

Resumo

O Secretário Executivo é um profissional versátil que, por meio do desenvolvimento de suas competências, vem adequando-se as mais diversas situações mercadológicas, entre elas, a da internacionalização em Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas Federais. Diante dessa conjuntura, este estudo tem por objetivo analisar de que forma a competência tradutória é utilizada nas atividades cotidianas dos Secretários Executivos de uma IES Pública Federal. Em termos metodológicos o estudo se caracteriza pelo uso da abordagem qualitativa e é descritivo quanto aos objetivos. No que se refere a estratégia, trata-se de um estudo de caso e utilizou-se das técnicas bibliográfica, documental e levantamento de campo, por meio da aplicação de um questionário, para a coleta de dados. O questionário foi encaminhado para os vinte e seis sujeitos secretários executivos da Instituição averiguada, dos quais quinze responderam.  Os resultados indicaram que todos os respondentes têm competências para pelo menos uma língua estrangeira e que consideram importante à participação em cursos de capacitação em tradução, apesar de a competência tradutória ser utilizada eventualmente pela maioria dos respondentes e, mais efetivamente, por dois sujeitos, na tradução de documentos recebidos de instituições internacionais. 

Biografia do Autor

Enio Snoeijer, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC), Especialista em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela UNIESC, 

Letícia Aparecida Fermiano, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com experiência profissional na área de Secretariado no atendimento de clientes, controle de agenda, digitalização e arquivamento de documentos e redação de correspondências oficiais.

Ícaro Niculas de Araújo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exerce o cargo de Assistente de Alunos no Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC), experiência na área de Arquivo de Processos Judiciais e no Sistema de Automação do Judiciário. 

Kátia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e em Secretariado. Avaliadora de artigos de revistas e eventos nacionais. Autora de vários trabalhos científicos relacionados as áreas de Secretariado Executivo (oito premiados), Gestão de Pessoas e Gestão Universitária, aprovados em eventos nacionais e internacionais e também, em periódicos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC)

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Publicado

03-07-2018

Como Citar

SNOEIJER, E.; FERMIANO, L. A.; DE ARAÚJO, Ícaro N.; MOREIRA, K. D. A INTERNACIONALIZAÇÃO NO COTIDIANO SECRETARIAL: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA TRADUTÓRIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PUBLICA FEDERAL. Revista Expectativa, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 54–77, 2018. DOI: 10.48075/revex.v17i1.18737. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18737. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação