O APRENDIZADO TEÓRICO-PRÁTICO E A SEGURANÇA NA APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ACADÊMICO-PROFISSIONAIS EM SECRETARIADO

Autores

  • Alexandre Gomes Galindo Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Eduardo Cesar Pereira Souza Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) https://orcid.org/0000-0002-6418-2128
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Leila Cristina Silva Corrêa Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v17i1.18752
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem. Teoria e Prática. Secretariado.

Resumo

Estudiosos têm afirmado que o aprendizado teórico-prático (ou seja, saber relacionar teoria e prática) e a segurança na aplicação dos conhecimentos possuem papel fundamental na concretização do sucesso profissional. Considerando tal afirmativa, este estudo tem por objetivo identificar quais são os níveis de aprendizado teórico-prático e a segurança na aplicação de conhecimentos adquiridos durante o curso, por parte dos profissionais formados no Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A base teórica dessa pesquisa está fundamentada em autores como: Barcet, Le Bas e Mercier (1985), Elkjaer (2000), Antonello (2007), Lakomy (2008), Sabino e Marchelli (2009), Scalabrin e Molinari (2013), dentre outros. O trabalho se caracteriza como sendo de caráter descritivo, com aplicação de questionário via e-mail a 37 egressos do Curso e tabulação quantitativa. Após a análise dos dados foram identificadas evidências que sinalizam para o fato de que o aprendizado teórico-prático e a segurança para aplicar os conhecimentos trabalhados durante a formação acadêmica se apresentam como uma realidade concreta para os egressos do Secretariado Executivo. Entretanto, lacunas no processo de formação profissional também foram apontadas, na medida em que se identificaram conhecimentos que nitidamente são qualificados como não apreendidos pelos profissionais.

Biografia do Autor

Alexandre Gomes Galindo, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Docente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Líder do Núcleo de Estratégia, Gestão e Estudos Organizacionais (NEGEO/UNIFAP).

Eduardo Cesar Pereira Souza, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Mestrando em Linguística na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integrante do Núcleo de Estratégia, Gestão e Estudos Organizacionais (NEGEO/UNIFAP).

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Leila Cristina Silva Corrêa, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

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Publicado

03-07-2018

Como Citar

GALINDO, A. G.; SOUZA, E. C. P.; MARTINS, C. B.; CORRÊA, L. C. S. O APRENDIZADO TEÓRICO-PRÁTICO E A SEGURANÇA NA APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ACADÊMICO-PROFISSIONAIS EM SECRETARIADO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 78–107, 2018. DOI: 10.48075/revex.v17i1.18752. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18752. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial