O APRENDIZADO TEÓRICO-PRÁTICO E A SEGURANÇA NA APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ACADÊMICO-PROFISSIONAIS EM SECRETARIADO

Alexandre Gomes Galindo, Eduardo Cesar Pereira Souza, Cibele Barsalini Martins, Leila Cristina Silva Corrêa

Resumo


Estudiosos têm afirmado que o aprendizado teórico-prático (ou seja, saber relacionar teoria e prática) e a segurança na aplicação dos conhecimentos possuem papel fundamental na concretização do sucesso profissional. Considerando tal afirmativa, este estudo tem por objetivo identificar quais são os níveis de aprendizado teórico-prático e a segurança na aplicação de conhecimentos adquiridos durante o curso, por parte dos profissionais formados no Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A base teórica dessa pesquisa está fundamentada em autores como: Barcet, Le Bas e Mercier (1985), Elkjaer (2000), Antonello (2007), Lakomy (2008), Sabino e Marchelli (2009), Scalabrin e Molinari (2013), dentre outros. O trabalho se caracteriza como sendo de caráter descritivo, com aplicação de questionário via e-mail a 37 egressos do Curso e tabulação quantitativa. Após a análise dos dados foram identificadas evidências que sinalizam para o fato de que o aprendizado teórico-prático e a segurança para aplicar os conhecimentos trabalhados durante a formação acadêmica se apresentam como uma realidade concreta para os egressos do Secretariado Executivo. Entretanto, lacunas no processo de formação profissional também foram apontadas, na medida em que se identificaram conhecimentos que nitidamente são qualificados como não apreendidos pelos profissionais.


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem. Teoria e Prática. Secretariado.

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