AS COMPETÊNCIAS SECRETARIAIS COMO FERRAMENTA DE CONSULTORIA

Autores

  • Claudia Tonioti Kloss Universidade Federal do Paraná
  • Ady Lainy Mendes Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Susanne Genthner Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Landolfi Maia Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v17i2.19539
Agências de fomento

Palavras-chave:

Secretariado Executivo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apontar em que medida as novas competências secretariais possibilitam a atuação profissional em consultoria interna e externa nas organizações. Embora as diretrizes curriculares da graduação em secretariado não exijam capacitação específica para consultoria, o profissional de secretariado acaba exercendo esta atividade indiretamente, pois teve formação em diversas áreas o que leva a ter uma capacitação específica, conseguindo estabelecer uma relação com perfil exigido de consultor empresarial. Além da revisão de literatura, o campo empírico constituiu-se de questionário on line e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram para um cenário em que o profissional de secretariado está capacitado para atuação em consultoria e atende as exigências do mercado atual.

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Publicado

19-01-2019

Como Citar

KLOSS, C. T.; FERNANDES, A. L. M.; GENTHNER, S.; MAIA, F. L. AS COMPETÊNCIAS SECRETARIAIS COMO FERRAMENTA DE CONSULTORIA. Revista Expectativa, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 1–23, 2019. DOI: 10.48075/revex.v17i2.19539. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/19539. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial