O PAPEL DA RETÓRICA NA LEGITIMAÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO DO SECRETARIADO EXECUTIVO

Autores

  • Cláudia Maria Serino Lacerda Muniz UNIOESTE/UNILA
  • Ivo José Dittrich UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v17i2.20959
Agências de fomento

Palavras-chave:

Retórica. Secretariado Executivo. Ciências da Assessoria.

Resumo

Esta pesquisa analisa as estratégias retóricas utilizadas por Raimundo Nonato Júnior, na obra Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Secretariado Executivo: a Fundação das Ciências da Assessoria, para convencer o meio acadêmico da necessidade de estabelecimento desta área com os próprios domínios científicos. Assim, procura identificar, com base na Teoria Retórica do Discurso e nos conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, como o referido autor (orador) sustenta a tese de que o Secretariado Executivo precisa se consolidar como área de conhecimento autônoma. A fundamentação teórica se dá por meio de autores como Aristóteles (2002), Perelman (2005), Maingueneau (2005), dentre outros necessários à transversalidade da análise. Os exames conferem credibilidade ao orador, pela ampla e interdisciplinar bibliografia utilizada, e confirma a importância da Retórica para desconstrução das imagens estereotipadas da profissão, bem como sua efetividade na legitimação do discurso científico da área.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Serino Lacerda Muniz, UNIOESTE/UNILA

Possui Graduação em Secretariado Executivo, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2009); Especialização, nível MBA, em Elaboração, Avaliação e Gerenciamento de Projetos, pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2013); e Mestrado Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente, realiza pesquisas interdisciplinares nas seguintes temáticas: comunicação não-violenta, comunicação institucional, discurso, argumentação, retórica organizacional, alteridade e saúde mental organizacional. É Secretária Executiva da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), lotada na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, e membro da Comissão Superior de Pesquisa (COSUP).

Ivo José Dittrich, UNIOESTE

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1983), mestrado em Filologia e Lingüística da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Durante o ano de 2008 desenvolveu Programa de Pós-Doutorado na USP, na área de Retórica e Argumentação. Atualmente é professor associado (em processo de aposentadoria) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, retórica, discurso e comunicação. Além de pesquisador, orienta e ministra a disciplina de Retórica no Programa (Interdisciplinar) de Pós-Graduação stricto sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras - Nível de Mestrado e Doutorado - na UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu.

Referências

AMOSSY, Ruth. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad.: Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto, Abel do Nascimento Pena. 1 ed. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1998.

CHARAUDEAU, Patrick. O ethos, uma estratégia do discurso político. In: ______. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2008.

DITTRICH, Ivo José. Análise retórica do discurso: reflexões teórico-metodológicas. In: Intersecções. Jundiaí - SP, ed. 21, ano 9, nº 4, Nov, 2016, p. 46-65.

____. O discurso de Lutero contra os camponeses: retórica da ação. Antares, vol. 4, nº 8, jul./dez. 2012.

____. Por uma retórica do discurso:Argumentação técnica, emotiva e representacional. Alfa, São Paulo, 52 (1): 21-37, 2008.

DURANTE, Daniela Giareta. A evolução da profissão secretarial por meio da pesquisa. In: Pesquisa em Secretariado: Cenários, Perspectivas e Desafios. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2012.

FOUCAULT, Michel. Poder y Estrategia In: Microfísica del poder, Las ediciones de La Piqueta, Madrid, 1980.

MAÇANEIRO, Marlete Beatriz. A construção da identidade científica em Secretariado Executivo. In: Pesquisa em Secretariado: Cenários, Perspectivas e Desafios. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2012.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos Discursos. Curitiba: Criar, 2005.

NONATO JÚNIOR, Raimundo. Epistemologia e teoria do conhecimento em Secretariado Executivo: a Fundação das Ciências da Assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.

PARRET, Herman. A estética da comunicação: para além da pragmática. Trad.: Roberta Pires de Oliveira. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso - uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, Editora da Unicamp, 1995.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Trad.: Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Trad.: Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE SECRETARIADO - SBSEC. Carta aberta à sociedade. Disponível em: https://Secretariadounioeste.com/_files/200000642-5779858736/_Carta_aberta-vers%C3%A3o.pdf. Acesso em: 9 fev. 2018.

Downloads

Publicado

19-01-2019

Como Citar

SERINO LACERDA MUNIZ, C. M.; DITTRICH, I. J. O PAPEL DA RETÓRICA NA LEGITIMAÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO DO SECRETARIADO EXECUTIVO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 63–82, 2019. DOI: 10.48075/revex.v17i2.20959. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/20959. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação