EMPREENDEDORISMO NA UNIVERSIDADE: PERFIL E POTENCIAL EMPREENDEDOR DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v18i1.21401
Agências de fomento

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Contabilidade. Educação Empreendedora.

Resumo

O ensino do empreendedorismo no Brasil tem proporcionado novos desafios às Instituições de Ensino Superior (IES) e aos atores envolvidos no processo de ensino. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar o perfil e o potencial empreendedor dos alunos de um curso de Ciências Contábeis de uma Universidade da região Sul do Brasil. Esta pesquisa é classificada como quantitativa e descritiva e foi realizada a partir da aplicação de um levantamento realizado com os alunos de Ciências Contábeis de uma IES do setor público nos anos de 2016 e 2018, tendo o total de 394 respondentes. Dentre os resultados, observou-se que os respondentes do gênero masculino demonstram maiores intenções empreendedoras, e que o grupo que demonstrou maior intenção de empreender possui maior nível de confiança em gerir e resolver os problemas de um negócio. Ainda que de maneira fraca, constatou-se em 2018 um maior interesse dos participantes sobre a temática de empreendedorismo, uma vez que, aqueles que cursaram uma ou mais disciplinas que abordaram o tema, também buscaram participar de cursos extracurriculares para conhecerem mais as iniciativas da Universidade. O estudo contribui ao destacar que estudantes de Ciências Contábeis possuem habilidades empreendedoras com potencial de utilizar suas habilidades técnicas para iniciar e gerir um negócio.

Biografia do Autor

Jéssica dos Santos Crestani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carolina Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ANDRADE, Renato Fonseca; TORKOMIAN, Ana Lucia Vitale. Fatores de influência na estruturação de programas de educação empreendedora em instituições de ensino superior. In: EGEPE, 2., Londrina, nov. 2001. Anais... Londrina, 2001. p. 299-311. Disponível em: http://www.oni.uerj.br/media/downloads/EMP2001-39%20(1).pdf. Acesso em: 14 jun. 2016.

BAE, Tae Jun et al. The relationship between entrepreneurship education and entrepreneurial intentions: a meta–analytic review. Entrepreneurship theory and practice, [s.l], v. 38, n. 2, p. 217-254, 2014.

BARROS, Aluízio Antônio de; PEREIRA; Cláudia Maria Miranda de Araújo. Empreendedorismo e crescimento econômico: uma análise empírica. Revista de Administração Contemporânea - RAC, Curitiba, v. 12, n. 4, p. 975-993, out./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552008000400005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 jun. 2016.

BERNARDES, Danúlia Peixer Galm; MIRANDA, Luiz Carlos. Quatro histórias da utilização de informação econômico-financeira nas micro e pequenas empresas: lições para futuros empreendedores. RMPE – Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 5, n. 3, p. 84 -98, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/5905/quatro-historias-da-utilizacao-de-informacao-economico---financeira-nas-micro-e-pequenas-empresas--licoes-para-futuros-empreendedores/i/pt-br. Acesso em: 22 out. 2016.

BURTON, M. Diane; SØRENSEN, Jesper B.; DOBREV, Stanislav D. A careers perspective on entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and Practice, [s.l.], v. 40, n. 2, p. 237-247, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1111/etap.12230. Acesso em: dia jun. 2018.

CAMARGO, Denise; CUNHA, Sieglind Kind; BULGACOV, Yara Lucia Mazziotti. A psicologia de McClelland e a economia de Schumpeter no campo do empreendedorismo. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, ano 10, n. 17, jan. 2008. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/1032/810. Acesso em: 30 jul. 2016.

CAMPOS JÚNIOR, Ernani Teixeira; PERES, Ramon Silva. Contabilidade e empreendedorismo: o que tem o contador empreendedor? Revista Paraense de Contabilidade - CRCPA, Belém, v. 1, n. 1, set./dez. 2016. Disponível em: crcpa.org.br/publicacoes/index.php/RPC/article/view/9 . Acesso em: 30 jul. 2018.

CARDOSO, Jorge Luiz; SOUZA, Marcos Antonio; ALMEIDA, Lauro Brito. Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. Revista de Administração e Contabilidade da UNISINUS - BASE, São Leopoldo, v. 3, n. 3, p. 275-284, set./dez. 2006.

CARVALHO, Ana Cristina Ghedini et al. Planejamento tributário na micro e pequena empresa: o papel do contador. Diálogos em Contabilidade: Teoria e Prática, v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/dialogoscont/article/view/1250. Acesso em: 04 dez. 2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo, dando asas ao espirito empreendedor. São Paulo, Editora Saraiva 2008.

COSTA E SILVA, Fabiane da; MANCEBO, Rafael Cuba; MARIANO, Sandra Regina de Holando. Educação empreendedora como método: o caso do minor em empreendedorismo e inovação da UFF. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, [s.l], v. 6, n. 1, p. 196-216, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/44786/educacao-empreendedora-como-metodo--o-caso-do-minor-em-empreendedorismo-e-inovacao-da-uff/i/pt-br. Acesso em: 15 jul. 2018.

CRESTANI, Jéssica dos Santos. Perfil Empreendedor dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO DE CONTABILIDADE DA UFRGS, 1., Porto Alegre, 2016. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2016. Disponível em: https://www.ufrgs.br/ppgcont/arquivos/Inicia%C3%A7%C3%A3o%20Cient%C3%ADfica%20(IC)/PERFIL%20EMPREENDEDOR%20DOS%20ALUNOS%20DO%20CURSO%20DE%20CI%C3%8ANCIAS%20CONT%C3%81BEIS.pdf. Acesso em: 18 jun. 2018.

CRESWELL, Jonh. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. São Paulo: SAGE, 2010.

DOANE, David; SEWARD, Lori. Estatística aplicada à administração e à economia. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus Ltda, 2001.

ECHEVERRIA, J. O profissional da contabilidade e o mercado de trabalho. Revista do Conselho Federal de Contabilidade, Brasília, v. 29, n, 122, p. 87-91. mar./abr. 2000.

ENDEAVOR BRASIL; SEBRAE. Empreendedorismo nas universidades brasileiras 2014 - resultados quantitativos. Porto Alegre: Endeavor Brasil; SEBRAE, 2014

FREIRE; Amanda de Albuquerque Queiroga; LUCENA, Rodrigo Gonçalves. Empreendedorismo, Inovação e Marketing: uma análise no Qoma Food Trailer. In: SEMEAD SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 19., São Paulo, nov. 2016 Anais... São Paulo, 2016.

GERBER, Michael E. Empreender fazendo a diferença. São Paulo: Fundamento Nacional, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas S.A., 1993.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR - GEM. Empreendedorismo no Brasil - relatório executivo. Paraná: IBPQ/SEBRAE, 2017.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil - relatório executivo. Paraná: IBPQ/SEBRAE, 2015.

GREATTI, Ligia; SENHORINI, Vilmar Meurer. Empreendedorismo: uma visão comportamentalista. In: EGEPE, 1., Maringá, out. 2000. Anais... Maringá, 2000. p.22-34. Disponível em:

http://www.anegepe.org.br/edicoesanteriores/maringa/EMP2000-01.pdf. Acesso em: 10 jun. 2016.

HENRIQUE, Daniel Cristian; CUNHA, Sieglinde Kindl. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Revista de Administração Mackenzie - RAM, v. 9, n. 5, p. 112-136, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ram/v9n5/a06v9n5.pdf. Acesso em: 09 out. 2016.

LEAL, Edvalda Araujo; SOARES, Mara Alves; SOUSA, Edileusa Godói. Perspectivas dos formandos do curso de ciências contábeis e as exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 147-159, jul./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2008v5n10p147/11126. Acesso em: 08 jun. 2016.

MACÊDO, Fernanda Maria Felicio; ICHIKAWA, Elisa Yoshie; BOAVA, Diego Luiz Teixeira. O esquema típico-ideal na pesquisa do empreendedorismo. Pesquisa e Debate, São Paulo, v. 23, n. 42, p. 181-201, jul./dez. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/rpe/article/view/13120/9644. Acesso em: 08 jun. 2016.

MACHADO, Vinicius Sucupira de Alencar; CASA NOVA. Silva Pereira de Castro. Análise comparativa entre os conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa de campo sobre educação contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - REPEC, [s.l], v. 2, n. 1, p. 1-23, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.repec.org.br/repec/article/view/19/21. Acesso em: 14 jun. 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MATIAS, Márcia Athayde; MARTINS, Gilberto de Andrade. Educação empreendedora em contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [s.l.], n. 193, p. 40-53, ago. 2012. Disponível em: http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/975/694. Acesso em: junho de 2018.

MELHADO, João Pedro; MILLER, Amisha. Empreendedorismo nas universidades brasileiras 2012. Porto Alegre: Endeavor Brasil, 2012.

MUHLBOCK, Monika. Desperate entrepreneurs: no opportunities, no skills. International Entrepreneurship and Management Journal, [s.l], v. 14, n. 4, p. 975-997, 2018. Disponível em: link.springer.com/article/10.1007/s11365-017-0472-5. Acesso em: 05 dez. 2018.

OKOYE, Emmanuel Ikechukwu. Accounting education for sustainable entrepreneurship. In: NKAMNEBE, Anayo D.; NWANKWO, Frank (eds.). Capacity building in management and entrepreneurship for sustainable development. [s.l]: Rex Charles & Patrick Ltd, 2010.

OLIVEIRA; Anna Gabriela Miranda de; MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes; MUYLDER, Cristiana Fernandes de. Educação empreendedora: o desenvolvimento do empreendedorismo e inovação social em instituições de ensino superior. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 18, n. 1, p. 29-56, jan./abr. 2016.

OLOKUNDUN, Maxwell et al. The effect of nontraditional teaching methods in entrepreneurship education on students’ entrepreneurial interest and business startups: a data article. Data in Brief, [s.l], v. 19, p. 16 – 20, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5992968/. Acesso em: 04 dez. 2018.

PARREIRA, Pedro Miguel et al. Representações sociais do empreendedorismo: o papel da formação na aquisição de competências empreendedoras. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento - RIASE, [s.l], 1, n. 3, p. 266-285, 2015. Disponível em: http://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/71. Acesso em: 18 jul. 2016.

REYAD, Sameh.; BADAWI, Sherine.; HAMDAN, Allam. Entrepreneurship and accounting student’s career in the Arab region: conceptual perspective. The Journal of Developing Areas, Tenessee, v. 52, n. 4, p. 283-288, 2018. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/678202. Acesso em: 15 dez. 2018.

SAES, Danilo Xavier; PITA, Fábio Henrique Soares. Empreendedorismo no Ensino Superior: Uma Abordagem Teórica. Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, Maringá, v. 4, n. 2, p. 33-41, jul./dez. 2007. Disponível em: http://www.maringamanagement.com.br/novo/index.php/ojs/article/view/84/47. Acesso em: 08 out. 2016.

SANTOS, Fernando de Almeida; VEIGA, Windsor Espenser. Contabilidade com ênfase em micro, pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2011.

SEBRAE; ENDEAVOR BRASIL. Empreendedorismo nas universidades brasileiras 2016. Porto Alegre: SEBRAE; Endeavor Brasil, 2016.

SILVA, Edná; MENEZES, Estera. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

SILVEIRA, Amelia; SILVENTE, Giseli Alves; FERREIRA, Clébia Ciupak. Intenção empreendedora: fatores e abordagens atuais (janeiro de 2013 a janeiro de 2016). In: SEMEAD SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 19., São Paulo, nov. 2016. Anais... São Paulo, 2016. Disponível em: http://login.semead.com.br/19semead/arquivos/836.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.

SOUZA et al. O comportamento empreendedor dos contabilistas: um estudo exploratório. In: SEGeT – SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 10., Resende, out. 2013. Anais... Resende, 2013. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/31018684.pdf. Acesso em: 20 jul. 2016.

TRIOLA, Mario. Introdução à estatística. 9. ed. Rio de Janeiro: LCT, 2005.

Downloads

Publicado

20-10-2019

Como Citar

CRESTANI, J. dos S.; CARVALHO, C.; HADDAD CARRARO, W. B. W. EMPREENDEDORISMO NA UNIVERSIDADE: PERFIL E POTENCIAL EMPREENDEDOR DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Expectativa, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 44–70, 2019. DOI: 10.48075/revex.v18i1.21401. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/21401. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações