A atuação dos profissionais secretariais em cenários antiarquivísticos: um panorama do PL Nº 7920/17

Autores

  • Douglas Ribeiro de Moura
  • Rosalia Beber de Souza
  • Anna Clara Arcanjo Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v20i1.22317
Agências de fomento

Palavras-chave:

Secretariado Executivo. Arquivística. Gestão Documental.

Resumo

Em um momento histórico marcado pelo domínio tecnológico e pela austeridade financeira, propostas que buscam alterar as práticas arquivísticas parecem ganhar força. É o caso do Projeto de Lei n.º 7920/2017, em tramitação na Câmara dos Deputados, que prevê a eliminação de documentos originais após a digitalização certificada. Embora idealizado com as justificativas da modernização e da economia, o projeto vem recebendo críticas de especialistas por não obedecer a preceitos já consolidados no campo da arquivologia e por não ter sido tema de discussões com os órgãos que definem e regulam a política nacional de arquivos. Em meio a essa disputa, os secretários executivos, responsáveis por auxiliar nas tomadas de decisão em nível gerencial e que dependem de um amplo acesso aos arquivos institucionais para exercerem suas funções, têm uma de suas principais competências colocada em risco. O presente artigo teórico, então, buscou refletir como o Projeto de Lei n.º 7920/2017 poderá afetar o trabalho da classe secretarial, bem como tentou propor formas de ação a esse respeito, como o fortalecimento de conteúdos arquivísticos durante a graduação, a capacitação por meio de cursos, o destaque do cargo na estrutura hierárquica e o estabelecimento de redes de colaboração profissional.

 

ABSTRACT

 In an era blasted by technology and financial austerity, bills that aim to change archival practices arise. Brazilian bill number 7920/2017, which is still being discussed in the Lower House, is a great example of such. It urges that physical documents should be destroyed after certified digitalization. And although this bill was conceived on claims of striking modernization and the possibility of saving money up, it defies previous rules. In response, Archival Studies specialists and archive bureaus are severely criticizing it. Executive secretaries are entangled in the middle of this scenario since they play a major part in the decision-making process and directly depend on archives to do that. How will they perform this task with no archive? Henceforth, this paper aimed to ponder how Brazilian bill number 7920/2017 might affect secretarial work. The present article also wanted to suggest possible strategies on this matter, that is, secretaries handling archives. Potential actions include highlighting Archival Studies during Secretarial Studies programs, specific training through courses, pinpointing the secretarial work, and establishing supportive professional networks.

 

Biografia do Autor

Douglas Ribeiro de Moura

Mestre em Letras - Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue - Universidade Federal de Viçosa

Secretário Executivo - Universidade Federal de Minas Gerais

Rosalia Beber de Souza

Doutora em Administração - Universidade Federal de Lavras

Bacharela em Secretariado Executivo Trilíngue - Universidade Federal de Viçosa

Professora do curso de Secretariado Executivo Trilíngue - Universidade Federal de Viçosa

Anna Clara Arcanjo Fonseca

Mestre em Letras - Universidade Federal de Viçosa

Bacharela em Secretariado Executivo Trilíngue - Universidade Federal de Viçosa

Referências

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Publicado

02-02-2021

Como Citar

MOURA, D. R. de; SOUZA, R. B. de; FONSECA, A. C. A. A atuação dos profissionais secretariais em cenários antiarquivísticos: um panorama do PL Nº 7920/17. Revista Expectativa, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 34–49, 2021. DOI: 10.48075/revex.v20i1.22317. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/22317. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial