A PERCEPÇÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS SOBRE O BIOCOMÉRCIO DE PRODUTOS DA BIODIVERSIDADE: ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO

Autores

  • Marcelo Elias dos Santos Universidade de São Paulo (FEA-RP-USP)
  • Lara Bartocci Liboni Universidade de São Paulo (FEA-RP-USP)
  • Luciana Oranges Cezarino Oranges Cezarino Professora da Universidade Federal de Uberlândia, da UFU-FAGEN
  • Sonia Valle Walter Borges de Oliveira Universidade de São Paulo (FEA-RP-USP)
  • Raquel da Silva Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v18i1.23396
Agências de fomento

Palavras-chave:

Amazônia, Biocomércio, Biodiversidade, Povos e Comunidades Tradicionais.

Resumo

Povos e comunidades tradicionais (PCT) possuem identidade cultural forte com modos de ser, fazer e viver distintos da sociedade em geral. A organização dos PCT acontece em agrupamentos de pequenos produtores e extrativistas, onde a forma de trabalho coletivo e de natureza espontânea constitui elemento que fortalece os laços comunitários, algumas vezes, motivados por uma atividade aparentemente rentável. Nesse sentido, busca-se no presente artigo refletir sobre a coleta, produção, transformação e comercialização de bens e serviços derivados da biodiversidade nativa, desenvolvidos de acordo com critérios de sustentabilidade ambiental, social e econômica. O objetivo da pesquisa foi construir o Questionário para Povos e Comunidades Tradicionais (QPCT) que permite avaliar a percepção de PCT sobre o biocomércio de produtos da biodiversidade. Para tanto, recorreu-se ao uso de um estudo metodológico de validação de instrumento de medida realizado com uma amostra aleatória composta por agricultores e extrativistas moradores de quatro comunidades tradicionais localizadas no Estado do Pará, Brasil. A análise dos 178 questionários, revelou que o instrumento possui uma boa consistência interna e demonstrou capacidade para avaliar a percepção de PCT sobre o biocomércio de produtos da biodiversidade, sendo uma ferramenta útil no âmbito das parcerias com a iniciativa privada ao proporcionar escolhas mais conscientes e informadas.

Biografia do Autor

Marcelo Elias dos Santos, Universidade de São Paulo (FEA-RP-USP)

Doutorando em Administração de Organizações pela FEA-RP-USP.

Professor no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Campus Ribeirânia, Brasil.

Pesquisador nas áreas de gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos e biocomércio.

Lara Bartocci Liboni, Universidade de São Paulo (FEA-RP-USP)

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade, green supply chain, capacidades dinâmicas e competências e visão sistêmica.

Luciana Oranges Cezarino Oranges Cezarino, Professora da Universidade Federal de Uberlândia, da UFU-FAGEN

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e green supply chain das organizações, visão sistêmica e interdisciplinaridade aplicada a processos de aprendizagem.

Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, Universidade de São Paulo (FEA-RP-USP)

Livre-docente em Administração Geral pela FEA-RP-USP.

Pesquisadora nas áreas de gestão ambiental, gestão de resíduos, tratamento de esgoto sanitário, energias alternativas, ecoeficiência, tratamento de formol de líquido de preservação de peças anatômicas.

Raquel da Silva Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Pesquisadora nas áreas de Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Regional, Gestão Ambiental, Sustentabilidade Socioambiental, Gestão de Pessoas e sobre Gestão no Ensino Superior.

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Publicado

20-10-2019

Como Citar

SANTOS, M. E. dos; LIBONI, L. B.; CEZARINO, L. O. C. O.; BORGES DE OLIVEIRA, S. V. W.; PEREIRA, R. da S. A PERCEPÇÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS SOBRE O BIOCOMÉRCIO DE PRODUTOS DA BIODIVERSIDADE: ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 17–43, 2019. DOI: 10.48075/revex.v18i1.23396. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/23396. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações