PERCEPÇÕES DE PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DOS COORDENADORES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v18i2.23832
Agências de fomento

Palavras-chave:

Psicodinâmica do trabalho. Prazer e sofrimento. Coordenadores de curso.

Resumo

O exercício das atividades laborais e o contexto organizacional exercem impacto direto na vida dos trabalhadores, representando fontes de prazer ou sofrimento. No âmbito das instituições de ensino, o conteúdo do trabalho requer competências interpessoais e pressões próprias da atividade docente, que se amplificam nas atividades de coordenador de curso, pois esse atua como elo entre os professores, alunos e a direção geral, além da responsabilidade por melhores resultados no campo profissional e acadêmico dos discentes. Nesse sentido, o artigo apresenta uma análise das percepções de prazer e sofrimento no trabalho de coordenadores de cursos técnicos e superiores, à luz do construto teórico da psicodinâmica do trabalho, no qual o sentido de servir pode favorecer um dinamismo construtivo e motivacional ou remetê-lo ao sofrimento e à infelicidade. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, com dados coletados através de entrevista investigativa e questionário baseado na abordagem desenvolvida por Mendes e Ferreira (2007), direcionados a cinco coordenadores de curso do Instituto Federal do Piauí – Campus Piripiri. Com os resultados obtidos, o que mas gerou a sensação de prazer nos entrevistados foi a gratificação, a realização profissional, a motivação e o orgulho pelo que faz. Por outro lado, há um desconforto com relação à sobrecarga de atividades, esgotamento emocional e desvalorização. Essas vivências resultam destrutivamente na existência de danos físicos, resultantes de fortes cobranças e eventos estressantes.

Biografia do Autor

Elane dos Santos Silva Barroso, Instituto Federal do Piauí

Professora efetiva do eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piaui, ministrando as disciplinas da área de contabilidade. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, pesquisa na área de contabilidade, gestão de pessoas, empreendedorismo e áreas afins.

Laíse do Nascimento Silva, Instituto Federal do Piauí

Graduanda em Administração no Instituto Federal do Piauí

Marcos Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior, Instituto Federal do Piauí

Professor efetivo do eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piaui. Mestrando em Análise e Planejamento Espacial pelo Instituto Federal do Piauí

Linnik Israel Lima Teixeira, Instituto Federal do Piauí

Professor efetivo do eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piaui. Doutorando em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Mariella Sousa da Silva, Instituto Federal do Piauí

Graduando em Administração no Instituto Federal do Piauí

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Publicado

25-02-2020

Como Citar

BARROSO, E. dos S. S.; SILVA, L. do N.; DE OLIVEIRA JÚNIOR, M. A. C.; TEIXEIRA, L. I. L.; DA SILVA, M. S. PERCEPÇÕES DE PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DOS COORDENADORES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. Revista Expectativa, [S. l.], v. 18, n. 2, 2020. DOI: 10.48075/revex.v18i2.23832. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/23832. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações