O desafio da construção do conhecimento por discentes do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v19i2.24600
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Palavras-chave:

Artigo científico. Pesquisa. Dificuldades.

Resumo

Elaborar um artigo científico é uma tarefa desafiadora para a maioria dos alunos de graduação, uma vez que podem existir lacunas na trajetória acadêmica que interferem na compreensão para a prática da pesquisa científica. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar as dificuldades encontradas na produção do conhecimento pelos discentes, concluintes em 2019, do curso Superior de Tecnologia em Secretariado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Teresina Central, na elaboração de artigos científicos. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos é do tipo bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta dos dados ocorreu mediante um questionário aplicado aos discentes matriculados na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, no referido curso. Os resultados demonstram que para os discentes, as maiores dificuldades apresentadas foram o pouco referencial teórico existente na área, a indisponibilidade dos orientadores, além da falta de livros suficientes na biblioteca. Com a pesquisa, verificou-se a necessidade da realização de ações da Instituição para minimizar os obstáculos mencionados na elaboração de artigos, no curso de Tecnologia em Secretariado.

 

ABSTRACT

To elaborate a scientific article is a challenging task for most undergraduate students, since there may be gaps in the academic trajectory that interfere in the understanding for the practice of scientific research. Therefore, this work aims to analyze the difficulties found in knowledge production by students, who concluded in 2019, of the Higher Technology course in Secretariat of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Teresina Central Campus, in the preparation scientific articles. This is a descriptive and exploratory study with a quantitative approach. The procedures are bibliographic, documentary and case study. Data collection took place through a questionnaire applied to students enrolled in the Course Completion Work discipline, in that course. The results demonstrate that for the students, the greatest difficulties presented were the little theoretical reference in the area, the unavailability of the advisors, in addition to the lack of sufficient books in the library. With the research, it was verified the necessity of carrying out actions of the Institution to minimize the obstacles mentioned in the elaboration of articles, in the course of Technology in Secretariat.

Biografia do Autor

Lívia Maria de Carvalho Nascimento

Tecnóloga em Secretariado - IFPI

Stella Maria Carvalho de Melo, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Bacharel em Turismo - UESPI

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPI

Professora efetiva do IFPI

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Publicado

07-10-2020

Como Citar

NASCIMENTO, L. M. de C.; MELO, S. M. C. de. O desafio da construção do conhecimento por discentes do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado. Revista Expectativa, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 67–91, 2020. DOI: 10.48075/revex.v19i2.24600. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/24600. Acesso em: 25 abr. 2024.

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