A relevância das práticas de leitura e escrita na formação do sujeito inserido na educação de jovens e adultos: um estudo de caso

Autores

  • Cristiane Schmidt Universidade Federal do Pará - UFPA.
  • Maria Carolina Brustolin Pedagoga da Rede Pública de Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v20i2.24926
Agências de fomento

Palavras-chave:

Práticas de leitura e escrita. Educação de Jovens e Adultos. Estudo de caso.

Resumo

A formação permanente do ser humano tem sido tema de vários debates na área da educação, visando sua interação na sociedade marcada pela diversidade sociocultural e linguística e pelo aprendizado permanente, independente da sua idade cronológica. Considerando isso, a questão orientadora deste estudo busca investigar como estão sendo abordadas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) as práticas de leitura e escrita. Ao mesmo tempo, o artigo tem por finalidade compreender a relevância dessas práticas na formação desses alunos na perspectiva da Educação Permanente. Como referencial teórico, destacam-se as pesquisas de Freire (1982;1983), Antunes (2010) e Soares (2001; 2003). Para tanto, a metodologia vale-se da abordagem qualitativa, com base num estudo de caso, especificamente, as análises voltam-se para uma escola localizada no município de Cascavel, situado na região oeste paranaense. Os resultados apontam que as práticas de leitura e escrita assumem uma dimensão de grande importância na formação e inserção destes sujeitos na sociedade.

 

Palavras-chave: Práticas de leitura e escrita. Educação de Jovens e Adultos. Estudo de caso.

 

 

ABSTRACT

 

The permanent formation of the human being has been an issue of several debates in the field of education aiming at one´s interaction with society, which is characterized by sociocultural and linguistic diversity and by the permanent learning, no matter the age group. Considering that, the main idea of this study is to investigate how the reading and writing practices are being approached in the modality of Young and Adults Education. At the same time, the article has as its aim to understand the relevance of these practices in the formation of these students in the perspective of Permanent Education. As theoretical background, we highlight the researches of Freire (1982,1983), Antunes (2010) and Soares (2001,2003). For that, the methodology is built on the qualitative approach based on a case study and the analysis are specifically carried out in the district of Cascavel, situated in the West region of the state of Paraná. The results point out that the reading and writing practices assume a dimension of great importance in the formation and insertion of these subjects in society.

 

Keywords: Reading and writing practices. Young and Adults Education. Study case.

 

Biografia do Autor

Cristiane Schmidt, Universidade Federal do Pará - UFPA.

Professora Adjunta do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Mato Grosso. Doutora em Letras (Unioeste). 

Maria Carolina Brustolin, Pedagoga da Rede Pública de Cascavel

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

12-04-2021

Como Citar

SCHMIDT, C.; BRUSTOLIN, M. C. A relevância das práticas de leitura e escrita na formação do sujeito inserido na educação de jovens e adultos: um estudo de caso. Revista Expectativa, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 164–182, 2021. DOI: 10.48075/revex.v20i2.24926. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/24926. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação