Comunicação empresarial de instituições financeiras no Facebook e no Linkedin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v19i2.25738
Agências de fomento
Fatec SP

Palavras-chave:

Instituições Financeiras, Redes Sociais, Comunicação Empresarial

Resumo

Com a modernização advinda com o boom tecnológico mais recente, muitas empresas – incluindo as da área financeira – passaram a utilizar redes sociais como forma de promover seus produtos e serviços. A maneira como 5 instituições financeiras (Banco do Brasil, Banco Itaú, Nubank, Easynvest e Clear Corretora) se utilizam da linguagem em sua comunicação externa foi o principal objeto desta pesquisa, levando em consideração que as postagens remetem não somente a produtos e serviços mas, principalmente, a valores que buscam captar e fidelizar clientes. O material analisado foi retirado do Facebook e do LinkedIn e observado durante 6 meses. A pesquisa realizada foi de caráter quantitativo com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2011), considerando as figuras de retórica (FIORIN, 2014) e as categorias argumentativas (BRETON,1999; RODRIGUES, 2005; ABREU, 2009), cujo resultado revela o uso de estratégias discursivas para construir a imagem positiva dessas empresas.


ABSTRACT


With the modernization resulting from the latest technological boom, many companies - including those in the financial area - started to use social mediato promote their products and services. The way 5 financial institutions (Banco do Brasil, Banco Itaú, Nubank, Easynvest and Clear Corretora) use the language in their external communication was the main object of this research, taking into account that the language used in the posts refers not only to products and services but also to, mainly, institutional values that aims to capture and retain customers. The analyzed material was taken from Facebook and LinkedIn and were observed for 6 months. The study was quantitative in nature based on content analysis (BARDIN, 2011), considering rhetorical devices (FIORIN, 2014) and argumentative categories (BRETON,1999; RODRIGUES, 2005; ABREU, 2009), which the result reveals the use of discursive strategies to build the positive image of these companies.

Biografia do Autor

Natasha Diba Fernandez, Fatec SP

Técnica em Administração de Empresas pela Escola Técnica Estadual Professor Camargo Aranha e técnica em Secretariado e Assessoria, bem como Monitora de Turismo, pela Escola Técnica Estadual Martin Luther King.
Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tecnóloga em Automação de Escritórios e Secretariado na Faculdade de Tecnologia de São Paulo, tendo sido contemplada no Programa Santander Graduação, Edital ARI número 009/2018, por excelência acadêmica.
Experiência em administração pública. Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo interrompida.
Atualmente cursa Especialização Lato Sensu em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário Senac. 

Yasmin Diba Fernandez, Fatec SP

Formada como técnica em Secretariado e Assessoria pela Escola Técnica Estadual Martin Luther King e técnica em Análises Clínicas pela Universidade Paulista.

Última formação como tecnóloga em Automação de Escritórios e Secretariado na Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Atualmente cursa técnico em Meio Ambiente na Escola Técnica Estadual São Paulo.

Eliana Nagamini, Fatec SP

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH/USP), Bacharel em Letras (FFLCH/USP),

Licenciada em Língua Portuguesa e Literaturas (FE/USP). Organizadora dos volumes 1 a 4 da Série Comunicação e Educação (editora Editus, da UESC).Integrante do grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (ECA/USP/CNPq). Docente na Fatec São Paulo, no curso de Automação de Escritórios e Secretariado e no curso de Gestão Empresarial.Lattes: http://lattes.cnpq.br/2025195436546789

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Publicado

28-10-2020

Como Citar

FERNANDEZ, N. D.; FERNANDEZ, Y. D.; NAGAMINI, E. Comunicação empresarial de instituições financeiras no Facebook e no Linkedin. Revista Expectativa, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 164–188, 2020. DOI: 10.48075/revex.v19i2.25738. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/25738. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação