COMUNICAÇÃO E CINEMA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR

Autores

  • Job Lopes
  • João Carlos Cattelan

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v8i1.5939

Resumo

Este estudo pretende, a partir da análise do personagem de um
professor no filme Vem Dançar, com base nos estudos da Análise do Discurso de
linha francesa, fazer uma reflexão sobre o motivo da construção de imagem que o
personagem produz no cinema. O papel do educador é representado por objetivos
que vão além de impressionar os telespectadores, mas que possui no núcleo de
sentido do seu discurso, funções sociais e pedagógicas que almejam muito mais
que apresentar uma história motivadora. O discurso do professor consiste em
propor uma imagem a ser seguida, justificada por intenções e ações romantizadas
pelo filme, que busca a idealização desse personagem, assim, passa-se a
entender a postura, as atitudes e os métodos educacionais utilizados por ele na
história. O objetivo geral desse estudo visa a uma análise discursiva das
representações que o longa-metragem constrói sobre o professor, preocupandose
com os propósitos textuais, com a explicação das formas narradas e com o
discurso construído sobre o elemento fundamental do método ensinoaprendizagem
(o professor).

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

LOPES, J.; CATTELAN, J. C. COMUNICAÇÃO E CINEMA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR. Revista Expectativa, [S. l.], v. 8, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/revex.v8i1.5939. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/5939. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação