COMPETÊNCIAS DECLARADAS PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO SOB A PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

Alexandre Gomes Galindo, Eduardo César Pereira Souza, Iamile da Costa Carvalho

Resumo


O estudo visou identificar competências necessárias ao Secretário Executivo sob o ponto de vista dos acadêmicos da Universidade Federal do Amapá e analisar os respectivos atributos em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação na área e ao Plano Pedagógico do Curso. Utilizou-se o Teste de Evocação de Palavras, solicitando aos sujeitos da pesquisa que mencionassem palavras relacionadas com competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) para atuação do profissional no mercado. Os atributos nucleares identificados foram: língua portuguesa e estrangeira; informática e novas tecnologias; arquivologia; administração; economia; “atualidades”; liderança; saber trabalhar em equipe; solidariedade/parceria e agilidade; pró-atividade; flexibilidade; ética; criatividade; auto-desenvolvimento e responsabilidade. Usando pressuposto que atributos declarados sinalizam vetores de investimento em formação/desenvolvimento profissional, os resultados sinalizam necessidade de estudos para: a)identificar/superar lacunas na formação dos secretários executivos; b)estabelecer estratégias que tornem mais explícitas quais competências a serem desenvolvidas no curso e c)identificar competências entendidas como necessárias pelos profissionais que já estão no mercado e empresas demandantes.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais



Revista Expectativa

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ISSN: 1982-3029 (versão eletrônica)

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Toledo 

Colegiado do Curso de Secretariado Executivo

Rua da Faculdade, 645 - Jd. Santa Maria

85903-000 - Toledo - Paraná;

| revista.expectativa@gmail.com |