ATUAÇÃO DO BACHAREL EM SECRETARIADO EXECUTIVO EM CARGOS COM ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS A SUA CATEGORIA PROFISSIONAL: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE DO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Viviane Gaspar Borges Lawder
  • Ednilse Maria Willers

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v11i1.7274

Resumo

A atuação do secretário executivo, desde a década de 1990, vem se desenvolvendo com a incorporação de atividades mais complexas, que exigem maiores responsabilidades e competências distintas. As alterações ocorridas nas organizações, com o objetivo de se adequarem a um mercado altamente competitivo, levaram à demanda por um novo perfil profissional de colaboradores. Com a pesquisa bibliográfica apresentada neste artigo, evidenciou-se que o bacharel em secretariado executivo contempla o perfil necessário para atuar nas organizações atuais. Neste sentido, o objetivo deste estudo é investigar qual a formação acadêmica dos profissionais que exercem os cargos de secretário executivo em uma empresa de grande porte do Oeste do Paraná, Brasil. O resultado da pesquisa apontou que este profissional não ocupa os cargos que possuem atribuições inerentes a sua categoria profissional. Estes cargos são ocupados por profissionais de outras áreas, o que evidencia que a referida empresa, no momento de contratar um secretário executivo, não leva em consideração a formação exigida pela Lei Federal que regulamenta esta profissão.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

LAWDER, V. G. B.; WILLERS, E. M. ATUAÇÃO DO BACHAREL EM SECRETARIADO EXECUTIVO EM CARGOS COM ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS A SUA CATEGORIA PROFISSIONAL: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE DO OESTE DO PARANÁ. Revista Expectativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 41–58, 2000. DOI: 10.48075/revex.v11i1.7274. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/7274. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial