CONSCIÊNCIA ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES NA ECONOMIA GLOBALIZADA

Autores

  • Odacir Miguel Tagliapietra
  • Maria de Fátima P. Santana
  • Elisabeth Deparis

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v3i1.750

Palavras-chave:

Ética, Moral, responsabilidade.

Resumo

No período mercantilista o acúmulo de riquezas provenientes do extrativismo de recursos minerais e vegetais era sinônimo de desenvolvimento e poder. Com isso, houve uma busca desenfreada na conquista de novas colônias, sem nenhuma preocupação com os possíveis danos ao meio ambiente. Com o desenvolvimento industrial, houve o surgimento de grande quantidade de fábricas, conseqüentemente  poluentes são lançados na atmosfera, sem nenhum controle, tendo em vista a preservação da qualidade de vida das pessoas e muito menos com o meio ambiente. Não havia uma consciência ética e responsável com a sociedade, o interesse era restrito a maximização do lucro sem compromisso com os demais agentes envolvidos. Esse interesse estritamente voltado para o lucro trouxe enormes prejuízos para o meio ambiente. No entanto, com o crescimento populacional e o agravamento dos problemas ambientais, a sociedade, a partir de organizações e movimentos de defesa do meio ambiente, passou a exigir das organizações uma postura ética e responsável com a sociedade.  A responsabilidade deve envolver todos os Stakehalders, ou seja, as pessoas e todos os agentes envolvido em um empreendimento devem ser tratadas de maneira ética para que  valores morais e sociais sejam preservados.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

TAGLIAPIETRA, O. M.; SANTANA, M. de F. P.; DEPARIS, E. CONSCIÊNCIA ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES NA ECONOMIA GLOBALIZADA. Revista Expectativa, [S. l.], v. 3, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/revex.v3i1.750. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/750. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos