INTERCÂMBIOS CULTURAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UFV

Autores

  • Lívia Lacerda Reis
  • Lélis Maia de Brito
  • Marcelo Mendonça Vieira
  • Lara Lúcia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v12i1.8522

Palavras-chave:

Intercâmbio cultural. Secretariado Executivo. Empregabilidade.

Resumo

A presente pesquisa analisou a relação entre a participação em programas de intercâmbio e a formação acadêmica da turma de 2007 do curso Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um estudo de caso que teve como objetivo discutir a importância desta experiência para a complementação da formação acadêmica, bem como os principais objetivos destes estudantes ao se submeterem a programas de intercâmbio, além de apontar as habilidades desenvolvidas neste período ligadas ao profissional de secretariado executivo. Foram identificados os programas realizados por estes estudantes e os pontos positivos e negativos desta experiência internacional, bem como a influência que esta teve na empregabilidade destes alunos. Por meio da análise dos dados, foi possível constatar que o intercâmbio é uma atividade extracurricular que atua positivamente na formação destes futuros profissionais, uma vez que, através deste, os estudantes desenvolvem habilidades exigidas pelo mercado de trabalho atual, como a fluência em outro idioma, a flexibilidade, o trabalho em grupo e o conhecimento de outras culturas.

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Publicado

29-09-2013

Como Citar

REIS, L. L.; DE BRITO, L. M.; VIEIRA, M. M.; DA SILVA, L. L. INTERCÂMBIOS CULTURAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UFV. Revista Expectativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 55–76, 2013. DOI: 10.48075/revex.v12i1.8522. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/8522. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial