DESENVOLVIMENTO, URBANIZAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIOAMBIENTAIS: APONTAMENTOS PARA O ESTUDO DA REALIDADE DO RECIFE SOB A ÓTICA DA JUSTIÇA AMBIENTAL

Autores

  • Sofia Barbosa Mahmood
  • Otávio Augusto Alves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v17i26.12039
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Justiça ambiental, Desigualdades socioambientais

Resumo

Este artigo tem por objetivo construir um breve panorama do processo de urbanização na cidade do Recife, destacando sua intrínseca relação com as desigualdades socioambientais locais e tendo como principal foco o deslindamento da real natureza e os prováveis impactos do modelo de desenvolvimento em voga na região. Procura-se também caracterizar as injustiças ambientais que afetam, sobretudo, as classes socioeconomicamente desfavorecidas moradoras de áreas de alagados, observando-se a realidade de uma comunidade pobre do Recife chamada “Bode”, localizada às margens do manguezal do bairro do Pina. A partir de revisões bibliográficas e observações in loco, chega-se a conclusão de que o ideário da Justiça ambiental tem se tornado cada vez mais premente no âmbito dos planejamento e gestão urbanos, sobretudo em cidades como o Recife, onde não cessam de aparecer novas situações de desigualdade socioambiental, dado seu recente processo de crescimento econômico.

Downloads

Publicado

19-08-2016

Como Citar

MAHMOOD, S. B.; DOS SANTOS, O. A. A. DESENVOLVIMENTO, URBANIZAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIOAMBIENTAIS: APONTAMENTOS PARA O ESTUDO DA REALIDADE DO RECIFE SOB A ÓTICA DA JUSTIÇA AMBIENTAL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 17, n. 26, p. 135, 2016. DOI: 10.48075/rfc.v17i26.12039. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/12039. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos